Trabalhos de acadêmicos do PAIC/FCECON passarão por avaliação prévia de pesquisador sênior


Nos dias 21 e 22 de março os 36 bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (PAIC/FCECON) submeterão seus trabalhos à avaliação prévia do pesquisador sênior e professor da Universidade de São Paulo (USP), José Eduardo Levi. Ele chega à capital amazonense dia 19 e participa de uma série de atividades promovidas pela Diretoria de Ensino e Pesquisa do hospital.

A programação inclui reunião clínica com residentes da FCecon e uma visita à Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) -parceira da instituição no desenvolvimento de atividades de pesquisa.

Levi atua junto à fundação desde setembro de 2012 a partir de um edital lançado pela Fapeam dentro do Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação nas Fundações Estaduais de Saúde (PECTI/Saúde).

Ele ingressou no hospital com a atribuição de apoiar o desenvolvimento das atividades promovidas pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da instituição, instigar o aumento do nível de produção dos trabalhos e, ainda, interagir com acadêmicos, residentes, profissionais e membros do quadro de pesquisadores.

Paralelo a isso, ele desenvolve no Estado um estudo, junto à Diretoria de Ensino e Pesquisa da fundação, sobre HPV em mulheres com câncer de colo de útero e sadias no Amazonas, já que o pesquisador é doutor em virologia e membro da equipe de pesquisa do Instituto de Medicina Tropical da Universidade do Estado de São Paulo (IMT/USP), bem como, do Conselho Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos HPVs. O trabalho é o primeiro passo para a criação do Laboratório de Oncologia Molecular da FCecon, cujo projeto está em andamento.

PAIC

No caso do PAIC, será a primeira avaliação desde que a segunda turma de acadêmicos foi selecionada para participar do programa na instituição, em julho de 2012. No mesmo mês deste ano, será a apresentação final das pesquisas desenvolvidas por universitários das diferentes áreas da saúde.

O PAIC foi implantado na Fundação Cecon em julho de 2011. A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, adiantou que, em maio de 2013, será lançado um novo edital aos interessados em fazerem parte da terceira turma e ingressarem na carreira científica a partir do desenvolvimento de pesquisas na área oncológica.

Os resultados serão publicados em revistas da área e ajudarão, na prática, a melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes, promovendo a qualidade de vida aos mesmos, uma vez que a instituição é reconhecida como referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental. Os detalhes serão divulgados em breve no site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br).

Publicado em: 20/02/2013