Coreme FCecon


RESIDÊNCIA MÉDICA NO BRASIL


Conforme o Ministério da Educação:

               “A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviços. A regulação e supervisão dos programas de Residência se dá por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), bem como o credenciamento e recredenciamento de Instituições que ofertarão essas Residências, sejam elas públicas ou privadas.”

A expressão “residência médica” não pode ser utilizada para designar programas de treinamento médico que não tenham sido aprovados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

A Residência Médica no Brasil foi regulamentada pela Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981 e, de modo a complementar, a essa Lei, há normas emitidas pela Comissão Nacional de Residência Médica, dentre elas:

  • Resolução CNRM nº 16, de 30 de setembro de 2022 – que dispõe sobre estrutura, organização e funcionamento das Comissões de Residência Médica (COREMEs) nas instituições de saúde credenciadas à oferta de Programas de Residência Médica (PRMs).
  • Resolução CNRM nº 17, de 21 de dezembro de 2022 – que dispõe sobre o processo de seleção pública dos candidatos aos Programas de Residência Médica autorizados em Instituições Credenciadas pela Comissão Nacional de Residência e dá outras providências.

Outras legislações importantes relativas às Residências Médicas no país, podem ser consultadas aqui.


 A COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA FUNDAÇÃO CECON (COREME/ FCECON)


 

 

A Fundação Cecon possui, ao todo, quatro residências médicas ativas inseridas em seu programa, das quais duas foram lançadas de forma inédita no Estado, em 2014, a partir da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cermam), com o apoio da Comissão de Residência Médica da FCECON (COREME). As Residências em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e de Mastologia, no momento, não estão mais credenciadas, ficando inativas para ingresso de novos alunos.

A ideia é ampliar cada vez mais o leque de opções aos formandos de Medicina, criando um mecanismo de formação desses profissionais dentro do Estado e evitando que eles se desloquem para outras cidades em busca de novas especializações. As vagas ofertadas são disponibilizadas através de Edital Público, amplamente divulgado, anualmente.

Os Programas ofertados atualmente pela Fundação Cecon são:

  • Anestesiologia (ativo);
  • Cancerologia Cirúrgica (ativo);
  • Cancerologia Clínica (ativo);
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço (inativo);
  • Mastologia (inativo);
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem (ativo).

Para detalhes, visite a página “Residências” em nosso menu da Residência médica.

É possível ler o Regimento Interno da COREME/FCecon, clicando abaixo:

Acesse aqui.


Precisa se comunicar com a COREME/FCecon? Clique abaixo:


CONTATOS

COREME FCECON

 

(92) 3655-4703;

  coreme_fcecon@fcecon.am.gov.br;

Rua Francisco Orellana, 215, 3º andar – Planalto, CE`P: 69040-010 – Manaus/AM;

Segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:00h  e 14:00 às 17:00h.


 

COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO AMAZONAS (CEREM AM)

 

(92) 3305-4762 e (92) 99423-5934

  cerem.am@gmail.com e cerman_@hotmail.com

Rua Tomas de Vila Nova, Número: 04 – Nossa Senhora das Graças, CEP: 69020-170 – 3 Andar – Ala Norte. Manaus/AM

  https://www.cermam.com.br/