Terapia da Dor e Cuidados Paliativos
O que é?
Serviço que tem como finalidade assistência aos pacientes oncológicos com doença avançada associados ou não a síndromes dolorosas, seja por invasão tumoral e metástase ou pelo tratamento antitumoral, elegíveis para os cuidados paliativos. Os Cuidados Paliativos são uma modalidade de assistência direcionada às condições de incurabilidade e de fim da vida.
Quais serviços?
O STDCP oferece cuidados paliativos a nível ambulatorial e domiciliar. Considerando a evolução da doença, as necessidades do doente e a avaliação de desempenho funcional, por meio da Palliative Performance Scale (PPS), o paciente elegível para cuidados paliativos oncológicos com boa funcionalidade são assistidos no ambulatório, e os pacientes com baixa funcionalidade, que permanecem a maior parte do dia deitados, são atendidos no seu domicílio, por uma equipe multiprofissional (enfermagem, psicologia, fisioterapia, capelania e médico).
Quem pode utilizar esse serviço?
Qualquer paciente da FCecon com câncer, independente da evolução da doença, é elegível à assistência em cuidados paliativos, desde que estejam em acompanhamento pelo corpo clínico da FCecon.
Local forma de acesso, requisitos e os documentos necessários
O STDCP está localizado em um espaço na entrada de acesso aos ambulatórios, com um balcão de agendamento e de triagem. A parte assistencial é realizada nos consultórios 4 e 5. Para ser assistido pelo serviço basta apenas que ele seja encaminhado pelo corpo clínico da FCecon em um formulário específico do STDCP, iniciando assim o processo de triagem.
Tempo de duração e horário de atendimento
O agendamento e triagem é feito das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A assistência ambulatorial especializada com pré-agendamento ocorre de 7h às 13h, de segunda a sexta.
Contatos para informações e dúvidas
(92) 3655-4653 e WhatsApp (92) 98428-0813.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no momento do atendimento
Acolhimento inicial do familiar ou paciente para avaliação e identificação de funcionalidade e demanda pela enfermeira da equipe multiprofissional; orientação quanto à finalidade da assistência e informação sobre o processo de assistência; agendamento de consulta e/ou de visita domiciliar; dentre outros.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
A acessibilidade, sinalização, limpeza dos locais de atendimento seguem as orientações e rotinas estabelecidas pela Gerência do Ambulatório
Informações sobre quem tem direito a tratamento prioritário
O atendimento prioritário é direcionado para os pacientes com baixa funcionalidade: cadeirantes, idosos, com necessidades especiais em uso de muletas ou outro auxiliar de mobilidade.