Semana de Enfermagem na FCecon encerra com saldo positivo e centenas de participantes

Com cerca de 230 participantes, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão do Governo do Amazonas vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), encerrou a 18a edição da sua Semana da Enfermagem, ocorrida esta semana e cujo saldo foi positivo na avaliação dos organizadores. Entre a abordagens, esteve a implantação de novos protocolos na instituição, como os de tratamentos e cuidados com a pele, manipulação de cateter de longa permanência e de prevenção às quedas, processo coordenado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Gerência de Enfermagem e Residência de Enfermagem do hospital.

O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e esteve inserido na programação da 75a Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). No caso do Amazonas, a Semana da Enfermagem está na 64a edição e as atividades foram desenvolvidas em várias instituições.

A FCecon, unidade que deu início às atividades no Estado, abordou vários aspectos da assistência ao paciente com câncer, uma vez que é considerada referência em toda a Amazônia Ocidental no tratamento da doença. De acordo com a coordenadora do evento e chefe da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação, enfermeira Júlia Mônica Benevides, o grupo que participou no primeiro dia, foi orientado, enquanto cuidador, a realizar uma abordagem técnica e científica direta aos pacientes indígenas atendidos na instituição. “A palestra foi ministrada pela enfermeira doutora Noeli Toledo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que nos trouxe a sua experiência e vivência com pacientes indígenas nas mais diversas circunstâncias que envolvem a saúde e a doença dessa população tão distinta”, explicou Benevides.

De acordo com ela, o curso sobre liderança e gerência no processo do cuidar em enfermagem oncológica, aplicado pela Dra. Marléa Chagas Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ), e membro da Sociedade Brasileira em Enfermagem Oncológica, também foi bastante proveitoso, uma vez que apontou a questão da humanização, remetendo à excelência do cuidar em suas ações práticas e os resultados sob a ótica do paciente.

A coordenadora destacou, ainda, as abordagens acerca das novas técnicas, instrumentos e materiais, que facilitam a cicatrização de feridas, reduzem o tempo de internação do paciente com câncer e aumentam também a sobrevida do mesmo, agregando mais qualidade de vida durante o tratamento e posterior a esse período.

Novos protocolos

Segundo Júlia Mônica Benevides, a partir dos novos protocolos implantados na FCecon, o Serviço de Enfermagem tende a um novo direcionamento em suas práticas, no qual os profissionais da equipe poderão consultar, a qualquer momento, as técnicas determinadas para as ações, ou, tirarem dúvidas que surjam durante os atendimentos.

“Também tivemos uma demonstração das práticas para o acesso à Residência de Enfermagem Oncológica no Brasil, especificamente, no que diz respeito ao Hospital São Paulo, na capital paulista, e a realidade dos cursos de graduação em enfermagem, que, ao contrário das universidades e faculdades do Amazonas, não implementaram ainda a disciplina de enfermagem oncológica, embora já tenham discutido no panorama acadêmico a necessidade desta disciplina em sua grade curricular”, comentou Benevides. A palestra sobre o tema foi ministrada pela enfermeira Selma Montosa, doutora em enfermagem oncológica e membro da Universidade de São Paulo (USP).

Videoconferência

Uma videoconferência sobre incontinência anal foi realizada no último dia da Semana da Enfermagem (UEA). O público participante incluiu acadêmicos e profissionais de Parintins, a 420 quilômetros de Manaus, e somou cerca de 60 pessoas. No mesmo dia, foram premiados os vencedores do concurso ‘Higienização das mãos’, que acontece todos os anos na Fundação, e seleciona as melhores frases sobre o tema.

As escolhidas foram a técnica de enfermagem Leila Santos e a técnica em patologia Patrícia Maria da Silva, com as frases ‘Atenção! Evite contaminação com cuidado e higienização, lavando sempre as mãos’ e ‘ Lavar as mãos para a infecção desaparecer, fácil de fazer, só não pode esquecer’, respectivamente.

Joselita Nobre, vice coordenadora do grupo de Doenças Crônicas da Susam, encerrou o evento falando dos avanços na área oncológica no Amazonas, processo de habilitação das unidades de oncologia, além dos progressos na FCecon para alcançar o status de Centro de Atenção ao Paciente Oncológico (Cancon), habilitação concedida pelo Ministério da Saúde (MS).

Publicado em: 16/05/2014.