Pacientes em tratamento na FCecon recebem ovos de chocolate durante atividade alusiva à Páscoa


Funcionários da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), distribuíram, na última quarta-feira (16/04), cerca de 200 ovos de chocolate a pacientes em tratamento na instituição e seus acompanhantes, além de bombons, carinho e muita alegria. A ação, alusiva à Páscoa, comemorada no próximo domingo, foi desenvolvida em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Rede Feminina de Combate ao Câncer, e faz parte do processo de humanização desenvolvido pela Direção da Fundação. A atividade durou cerca de duas horas.


Membros do DPCC, acompanhados de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, estiveram, inicialmente, no 9o andar da instituição, onde está localizada a Enfermaria Pediátrica, e depois seguiram à Quimioterapia e ao Ambulatório do hospital, onde está concentrado o maior grupo de pessoas, entre pacientes e acompanhantes.

Durante a confraternização, um paciente de sete anos, internada há dois dias no hospital para tratamento de um tumor de face, foi uma das presenteadas. De acordo com a mãe dela, a dona de casa Rosilda Ricardo Martins, 32, este tipo de ação faz com que as crianças esqueçam que estão em um ambiente hospitalar, o que acaba contribuindo para o restabelecimento das mesmas.


“Ela participou da brincadeira e ficou feliz com a chegada do coelhinho que acompanhava a entrega dos ovos. Acho importante esse tipo de evento, porque a criança não sabe a gravidade da doença que ela está enfrentando, então, quanto mais entretenimento ela tiver, melhor ela vai se sentir”, assegurou. Ela lembrou, ainda, que a brinquedoteca situada no nono andar, vem sendo de grande utilidade para os pacientes infantis, uma vez que ocupa o tempo deles, durante o período do tratamento, e acaba distraindo as crianças.


A coordenadora do DPCC da FCecon, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), enfermeira Marília Muniz, explicou que o evento, alusivo à Páscoa, também serviu para aproximar pacientes e funcionários e destacou que os membros do Departamento aproveitaram a oportunidade para falar com os pacientes adultos acerca dos fatores de risco do câncer e cuidado que eles devem tomar para que o tratamento seja bem-sucedido.

“Foi também uma ação de sensibilização. Contudo, nosso maior objetivo foi mesmo confortar os pacientes, que às vezes passam muito tempo sentados, ociosos, recebendo medicação na quimioterapia. É um tratamento longo, que exige paciência e dedicação. Sendo assim, aproveitamos para falar com alguns sobre o diagnóstico precoce, que pode acontecer por meio de exames preventivos, e assim contribuirmos um pouco, do nosso jeito, para o restabelecimento deles”, explicou.

Segundo a psicóloga da FCecon, Graciete Ribeiro Carneiro, este tipo de evento, além de ajudar na integração de funcionários e pacientes, pois mexe com o emocional de todos. Ações como esta trabalham também a questão da humanização, preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). “Aproveitando as datas pontuais, este tipo de ação acaba por despertar sentimentos bons nas pessoas, levando alegria a todos e, consequentemente, liberando endorfina, o que contribui com o tratamento, principalmente do paciente com câncer”, destacou a especialista.

Ela lembra, ainda, que essa integração no meio hospitalar acaba, também, promovendo a motivação nos funcionários, que trabalham mais bem dispostos.

Aproveitando as comemorações da Semana Santa, membros da Associação dos Servidores da FCecon (AsFCecon) também entregaram chocolates, em formato de pirulitos, aos funcionários da instituição, promovendo momentos de confraternização.

Publicado em: 22/04/2013.