Outubro Rosa: Rapel será realizado neste domingo na ponte Leonardo Malcher

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), inseriu na programação da Campanha Outubro Rosa a realização de um Rapel, que acontece no próximo dia 20, às 16h30, com a colaboração do grupo Arte do Mato. Na ocasião, cerca de 40 pessoas estarão descendo pela Ponte Leonardo Malcher, localizada entre a rua Major Gabriel e a avenida Joaquim Nabuco, enquanto a equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc) da instituição distribui pelas proximidades material informativo aos pedestres.

A Campanha Outubro Rosa iniciou dia 1º de Outubro em várias partes do mundo e no Amazonas trouxe como tema O tempo corre contra o câncer de colo de útero e da mama. A intenção, conforme explica o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, é buscar conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos dois tipos da doença que mais atingem as mulheres no Estado. O movimento, promovido pelo Governo do Estado, tendo como uma das principais articuladoras a presidente do Fundo de Promoção Social e Desenvolvimento Humano (FDH), primeira-dama Nejmi Aziz, também conta com o apoio da Prefeitura de Manaus.

Na ocasião do dia 20, a FCecon solicitará o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), para garantir a segurança dos participantes da atividade. De acordo com o coordenador do grupo Arte do Mato, o biólogo Ismael Alexandre Soares Ribeiro, uma taxa anual é paga ao CBM para a checagem e aferição dos aparelhos. A partir daí, o grupo é autorizado a utilizar alguns espaços públicos para a prática da atividade esportiva. Aos que quiserem participar, o grupo Arte do Mato cobrará R$ 15 mais um quilo de alimento não perecível. O valor será doado à Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Organização Não Governamental (ONG) que apóia a causa câncer.

Boi Manaus

Além do grupo, artistas do Boi Manaus, evento que comemora o aniversário da capital, também aderiram à causa. Os levantadores de toada Tony Medeiros e Tuãn Tribal irão colorir seus tururis espécie de abadá utilizado no evento com a cor rosa, simbolizando a luta contra o câncer. Os trios elétricos também receberão adereços com a cor, de modo a atingir o maior público possível com as ações da campanha. Com os tururis, a FCecon disponibilizará kits com material informativo e um laço rosa, marca da campanha em todo o mundo. Marília Muniz informa que Tony Medeiros doará parte da renda arrecadada com a venda dos tururis para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma das Organizações não Governamentais engajadas na campanha. Além dela, a campanha recebe o apoio de entidades como a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Grupo de Apoio à Criança Com Câncer (Gacc), Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), Centro de Apoio Amigas da Mama (Ciam), entre outras.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, o encerramento do Outubro Rosa, em Manaus, será realizado com uma pedalada, no dia 30 (quarta-feira), com o grupo Pedala Manaus. O ponto de encontro será no chafariz Dança das Águas, na Ponta Negra, Zona Oeste, às 19h. Lá, profissionais da FCecon realizarão um corpo-a-corpo com a população e os participantes seguirão até o Shopping Ponta Negra, na avenida Coronel Teixeira, conhecida como estrada da Ponta Negra. Uma tenta será montada como ponto de apoio.

Publicado em: 18/10/2013.