Obras do Centro de Prevenção do Câncer do Colo do Útero seguem avançando em Manaus

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, e autoridades participaram, nesta quarta-feira (03/04), de visita técnica às obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu).

O centro está sendo construído anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). As obras avançam e a previsão é de conclusão em julho deste ano.

O câncer de colo uterino é o que mais acomete as mulheres do Amazonas, com uma estimativa anual de 610 novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Estiveram presentes o deputado Delegado Péricles (PL), responsável pelo envio de R$ 4 milhões em emendas para a construção, além do diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, do secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo e da ginecologista Mônica Bandeira.

A FCecon é a unidade referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização da conização em todo o Amazonas. O procedimento é uma pequena cirurgia que retira as lesões pré-malignas do colo do útero, causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV), detectadas no exame preventivo, evitando que evoluam para o câncer.

A conização é um procedimento ambulatorial, em que a paciente recebe alta após a cirurgia, no mesmo dia, sem precisar ficar internada. Para ampliar o acesso das mulheres ao procedimento, está sendo construído o Cepcolu anexo à FCecon. O centro terá quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para treinamentos e cursos.

Plano de ação

De acordo com a secretária Nayara Maksoud, um plano de ação será formado para o funcionamento do Cepcolu, que atenderá mulheres do interior e da capital.

“A temática da neoplasia de câncer de colo de útero precisa ser colocada como prioridade. O governador Wilson Lima determinou que essa linha de cuidado seja colocada em prática em todas as áreas da Secretaria de Saúde”, afirmou.

Enfrentamento

A construção do Cepcolu é uma importante realização no enfrentamento ao câncer do colo do útero, que é uma doença 100% prevenível.

“Em pleno século 21, ainda tem mulheres morrendo de câncer de colo de útero. Essa obra, portanto, tem um apelo humanitário muito forte”, destacou o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.

Parceria

Desde agosto de 2023, a FCecon e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) trabalham em conjunto para a conclusão das obras do Cepcolu, através de um acordo de cooperação técnica.

“Assumimos a execução da obra ano passado. Hoje, a obra está avançando dentro do cronograma que está absolutamente no prazo”, afirma o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do mês de julho de 2024, quando será iniciada a instalação dos equipamentos e mobiliários para o funcionamento do Cepcolu.

 

Fotos: Evandro Seixas/SES-AM e Laís Pompeu/FCecon