“Manhã de Beleza” atende cerca de 100 pessoas na FCecon

Além de cuidar da saúde, a manhã desta sexta-feira (10/05) também foi um dia dedicado ao cuidado da aparência e autoestima de pacientes e acompanhantes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam). A unidade hospitalar recebeu a “Manhã de Beleza”, ação realizada em comemoração ao Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (12/5).

A ação foi organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) em parceria com a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), e atendeu cerca de 100 pessoas. Pacientes e acompanhantes contaram com serviços de corte de cabelo, massagem, entrega de perucas, limpeza de pele, escovação, além da distribuição de brindes e lanches.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gérson Mourão, a ação é um momento oportuno para promover a humanização do atendimento oncológico, por meio da interação entre pacientes, acompanhantes, ou seja, as famílias com os funcionários. Para ele, assim, é possível sensibilizá-los para continuar o tratamento e mostrar que o hospital está de portas abertas para atendê-los.

Valdileide Simão_2Confiante – A dona de casa Valdileide Simão da Silva, 52 anos, disse que foi a primeira vez que participou da “Manhã de Beleza”. Ela contou que é de Boa Vista (RR) e faz tratamento na Fundação por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Iniciei os procedimentos há quatro meses para começar a quimioterapia contra um câncer na pelve. Hoje foi minha primeira sessão. Acredito que esse tipo de ação ajuda a elevar a autoestima das mulheres. Estou ótima e confiante na cura”, frisou.

Com um sorriso no rosto, Valdileide Simão disse que tem sete filhos e 21 netos, por isso espera uma surpresa para o próximo domingo, após retornar para Boa Vista.

Autoestima – A paciente Márcia Regina Brilhante, 42 anos, disse que gostou muito da “Manhã de Beleza”, porque foi uma oportunidade para cuidar da aparência e da autoestima, além de receber os brindes que foram distribuídos. Ela lembrou que muitas mulheres ficam abatidas com o tratamento, por isso não se alimentam ou mesmo não seguem as indicações médicas. “Não podemos desistir. É preciso ter fé e confiar em Deus para obter a cura”, avisou.

Márcia Brilhante e Dálcio da RosaMárcia Brilhante explicou que iniciou o tratamento no mês de janeiro deste ano contra um câncer de mama, tendo já passado por quatro sessões de quimioterapia e hoje foi a primeira de mais 12 que precisa realizar. Ela brincou ao dizer que é ela quem motiva o marido, Dálcio da Rosa, 51 anos, que a acompanha durante o tratamento.

Data importante – A presidente da RFCC-AM, Tammy Cavalcante, pontuou que a semana que antecede o Dia das Mães é uma das principais datas do calendário da Rede, comparada ao das festas de final de ano. “Trata-se de um dia importante, por isso as ações foram realizadas durante três dias – quarta, quinta e sexta-feira –, com o bingo, a missa e a “Manhã de Beleza”, encerrando as ações”, disse.

Conforme Cavalcante, o maior público atendido pela Rede é formado por mães. “São elas que acompanham as filhas, filhos, maridos ou estão em tratamento na FCecon. Toda a ação foi desenvolvida para promover o bem-estar e autoestima delas”, lembrou.

Texto e fotos: Luís Mansueto