Liga Acadêmica de Oncologia tem novo presidente

Ocorreu na última segunda-feira (12/03) a eleição da presidência da Liga Acadêmica de Oncologia, ocasião em que foi eleito (por aclamação) Felipe Alves Barbosa, 25, estudante do 8º período de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O mandato tem a duração de doze meses. A posse oficial acontece no dia 12 de abril, no auditório da FCecon, em uma cerimônia fechada para membros do hospital e da entidade.

Felipe substituiu o acadêmico Clelton Aguiar. A Liga Oncológica foi criada para promover o aprimoramento dos estudantes de medicina no tratamento do câncer. Para tanto, são realizadas discussões de caso a cada 15 dias (sempre às segundas-feiras à noite), acompanhamento ambulatorial e uma série de atividades dentro e fora da unidade hospitalar, sempre com o acompanhamento de preceptores.

Segundo o novo presidente da Liga, Felipe Barbosa, hoje, estão inseridos no projeto 45 membros, dos quais 30 ingressaram em 2011. Geralmente os estudantes são selecionados após o Congresso de Oncologia realizado pela UEA anualmente. Felipe explica que ainda no mês de março será elaborado o calendário de atividades do grupo, o qual será divulgado em abril próximo. “”A programação inclui apresentações de casos clínicos (duas segundas por mês), de artigos científicos, elaboração de apresentações para idosos com foco na prevenção de vários tipos de câncer, a exemplo do de pulmão e de útero, além de outras atividades””, explicou o acadêmico.

Fazem parte da Liga Acadêmica, a qual tem como coordenadora a ginecologista Grasiela Leite e coordenador voluntário o cirurgião de cabeça e pescoço Joacy Azevedo, estudantes das seguintes instituições: Centro Universitário Nilton Lins, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e UEA.

Publicado em: 13/03/2012