FCecon recebe novos residentes e forma especialistas em diversas áreas

residentes 3

 

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), recepcionou, nesta quinta-feira, 1, a nova turma de residentes médicos, composta por sete profissionais. Paralelo a isto, a unidade hospitalar forma, na próxima sexta-feira,2, outros sete especialistas nos seguintes cursos: Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Mastologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Anestesiologia. Em quase 14 anos, o Programa de Residência Médica FCecon já inseriu no mercado, 36 especialistas em modalidades de ensino em pós-graduação médica, em áreas estratégicas no Sistema Único de Saúde (SUS).

residentes 2

 “Por serem capacitados em uma unidade de alta complexidade considerada referência, os egressos da Fundação recebem um treinamento de excelência e têm um ótimo reconhecimento do mercado”, destacou o diretor-técnico do hospital, cirurgião Ênio Lúcio Coelho Duarte.

A diretora de Esnino e Pesquisa da FCecon, farmacêutica bioquímica Kátia Luz Torres, frisou que os médicos que acabam de igressar no corpo clínico da instituição, tendem a fortalecer não só a área assistencial, mas também a científica,  agregando valor ao Sistema Único de Saúde e garantindo uma mão de obra altamente capacitada para o tratamento de patologias diversas.

“Já os que concluem a residência médica, na próxima sexta-feira, reforçam nossa característica de hospital-escola e passarão a contribuir com a melhoria da assistência especializada no Amazonas”, destacou a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, farmacêutica bioquímica Kátia Luz Torres.

residentes 1

Foram incorporados ao Programa de Residência Médica da FCecon os seguintes profissionais: Alan Pagoto Rossi – Cirurgia Oncológica; Vangeles Basílico Rebelo- Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Jane Anne Nunes Lira – Mastologia; Hugo Arão Costa Brasil Filho e José Eduardo Martins Adorno – Anestesiologia; Felipe Pereira de Loredo e Sildomar Queiroz da Silva – Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Eles passarão por treinamento em serviços variados da unidade hospitalar, em regime de dedicação exclusiva, orientados por médicos e doutores com ampla expertise.

Formatura

Cluem, na próxima sexta-feira, as especializações, os seguintes profissionais: Fernando André Martins Ferreira – 5ª Turma de Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Tatiana Valois Coelho e Danilo Takemura Celloni – 3ª Turma de Mastologia; Nilufar Zeimarani Nurani e Stefhenie Rharissa Morais Libório Silva – 2ª Turma de Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Kamila Vieira de Oliveira e Priscilla Ribeiro Marques – 1ª Turma de Anestesiologia. A formatura ocorre no auditório da FCecon, localizado no terceiro andar da instituição – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona Oeste de Manaus.

Segundo a Dra. Kátia Torres, diferente do que ocorria em anos anteriores, os médicos recém formados no Amazonas não precisam mais deixar o Estado, para especializarem-se na smais diversas áreas da saúde. “Antes, perdíamos profissionais para outras unidades da Federação, já que eles saiam para se capacitar e não retornavam mais, corroborando para um déficit histórico em algumas especialidades no Estado. Com a oferta local de cursos de residência médica, a tendência é que, ao final do processo, eles sejam incorporados aos serviços públicos de saúde, ampliando o leque de especialidades disponíveis à população”, ressaltou.

O Programa de Residência Médica FCecon é vinculado à Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cermam), ligada ao Hospital Universitário Francisca Mendes, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).