FCecon recebe nova ambulância da Susam


O secretário de Estado de Saúde (Susam), Wilson Alecrim, entregou, na manhã desta quinta-feira (05), uma nova ambulância equipada à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que reforçará o serviço de remoção e atendimento a pacientes que passam por tratamento em domicílio. A entrega aconteceu na sede da Susam, localizada na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. Segundo Alecrim, com ela, o Governo do Estado totaliza 106 veículos deste tipo entregues na capital e no interior, entre abril de 2010 e junho de 2014.


“A iniciativa faz parte de um programa executado pelo Governo do Amazonas de melhorias da infraestrutura de atenção aos pacientes”, destacou o secretário. No caso específico da FCecon, unidade de referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, além de otimizar o serviço de remoção de pacientes e as transferências à unidade hospitalar, a ambulância também auxiliará no transporte de cerca de 100 pacientes que recebem assistência em casa, e que eventualmente necessitam de deslocamento para a realização de exames no hospital.

Embora a unidade já possua uma ambulância e conte também com o suporte da Central de Remoções da Susam, a entrega do veículo reduzirá o tempo de espera do paciente que necessita deste tipo de serviço, destacou o diretor-presidente da instituição, pneumologista Edson de Oliveira Andrade.

Reforço

No último dia 30, a Susam entregou quatro novas ambulâncias que reforçaram a área de remoção de pacientes em três Serviços de Pronto Atendimento e, também, na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). As unidades beneficiadas foram o SPA da Zona Sul, SPA Danilo Corrêa e SPA Joventina Dias.

Em abril, o Governo do Estado também entregou, na capital, 13 ambulâncias que passaram a integrar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que está sendo ampliado para a Região Metropolitana de Manaus (RMM). Esta ampliação do serviço está sendo executada por meio de parceria entre o Ministério da Saúde (MS), o Governo do Estado, a Prefeitura de Manaus e dos demais municípios que integram a região Metropolitana da capital amazonense.

Publicado em: 02/06/2014.