FCecon realiza primeira cirurgia de urologia por videolaparoscopia

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), por meio do Serviço de Urologia, realizou com sucesso, na manhã desta sexta-feira (09/12), a primeira cirurgia com videolaparoscopia para a retirada de gânglios da virilha de um paciente portador de câncer de pênis, a qual teve a participação de três urologistas – dois deles da unidade hospitalar e um da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo. É a primeira vez na região Norte do País que este tipo de procedimento minimamente invasivo é realizado.

O processo de retirada dos gânglios teve a duração de três horas e o paciente Alvani Soares, 46, passa bem. De acordo com o chefe do Serviço de Urologia da FCecon, Giuseppe Figliuolo, a cirurgia será repetida em um segundo paciente com o mesmo problema, ainda no dia de hoje, com a colaboração dos urologistas Cristiano Paiva (FCecon) e Marcos Tobias (Faculdade de Medicina do ABC). A partir de 2012, a ideia é que seja realizado um procedimento deste tipo por semana na unidade de saúde, utilizando um equipamento de videolaparoscopia adquirido pelo Estado em 2010 ao valor de R$ 100 mil, aproximadamente.

Giuseppe Figliuolo explicou que a opção pela retirada por meio de videolaparoscopia levou em consideração a redução das chances de sequelas e a recuperação mais rápida se comparado à cirurgia convencional, onde é preciso abrir o paciente.

“Na cirurgia convencional, existe a possibilidade de o paciente, durante a recuperação, ter inchaço nos membros inferiores e dificuldade de cicatrização. Na videolaparoscipia, as chances disso ocorrer são muito menores. Além disso, a recuperação ocorre em 48 horas com a videolaparoscopia, enquanto que no procedimento convencional o paciente leva em média uma semana para se recuperar”, ressaltou.