FCecon prorroga inscrições para a terceira edição do Paic

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), prorrogou para o dia 27 de junho as inscrições para a terceira edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), que encerrariam dia 21 deste mês. O edital foi lançado dia 16 de maio objetivando selecionar projetos, orientadores e bolsistas que desemvolverão os projetos.

Inicialmente, serão oferecidas 40 vagas. Interessados em participar devem procurar a Diretoria de Ensino e Pesquisa da instituição, na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, nos seguintes horários: 9h às 12 e 14h às 17h.

Esta é a terceira edição do Paic/FCecon, programa que tem por objetivo fortalecer os grupos de pesquisa atuantes no hospital. As bolsas são viabilizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), órgão financiador parceiro do hospital. Conforme informações da Diretoria de Ensino e Pesquisa, acadêmicos de instituições de ensino superior públicas ou privadas, de qualquer área, com exceção dos que estão no primeiro ou no último período do curso de graduação, estão aptos a participar da seleção. Entre os requisitos estão: ser brasileiro ou naturalizado e, quando estrangeiro, ter vínculo permanente; não apresentar vínculo empregatício de qualquer natureza; não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa e estar regularmente matriculado.

As pesquisas serão desenvolvidas na área da oncologia e poderão, no futuro, proporcionar melhorias no tratamento aplicado a pacientes com câncer no hospital.

Conforme o edital, a inscrição do acadêmico se dará mediante apresentação de três cópias do ‘Termo de Compromisso e Responsabilidade do Bolsista’ assinado, duas cópias do histórico e do comprovante de matrícula de graduação que comprovem o período em curso, duas cópias de RG, CPF, comprovante de residência, cadastro no Banco de Pesquisadores da Fapeam (SIG/Fapeam), currículo lattes atualizado e duas fotos 3X4 com identificação por nome no verso.

Já para o orientador interessado em participar, será necessário apresentar duas cópias impressas em formulário do ‘Plano de atividades do bolsista’, uma do currículo lattes, uma do comprovante de inscrição no Diretório de Grupo de Pesquisa da Plataforma Lattes, RG, CPF e uma cópia do cadastro no Banco de Pesquisadores da Fapeam (SIG/Fapeam).

A seleção dos projetos será executada pelo Comitê de Acompanhamento e Avaliação formado com esta finalidade por meio de portaria. A análise das propostas de ocorrerá entre os dias 1 e 3 de julho deste ano e a divulgação dos resultados, no dia 5 do mesmo mês. Em seguida, será aberto prazo para a entrega de documentação, que vai de 8 a 17 de julho e o envio da documentação à Fapeam para a implementação das bolsas se dará no dia 1º de agosto. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 36554774 (Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon).

Publicado em: 24/06/2013.