FCecon participa de reunião de avaliação das ações em vigilância e registro de câncer

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Reunião Anual de Avaliação das Ações em Vigilância e Registro de CâncerEstado de Saúde (SES-AM), participou, nesta quinta-feira (26/11), da Reunião Anual de Avaliação das Ações em Vigilância e Registro de Câncer – Edição 2020, em formato virtual. Na pauta, a divulgação dos resultados do Inquérito que avalia o impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no trabalho dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP).

O encontro técnico é promovido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), e reúne todos os coordenadores dos RCBP do país e representantes do Programa de Avaliação de Vigilância do Cancer – PAV (RHCs). Participaram do encontro as funcionárias do Departamento de Prevenção e Controle de Câncer (DPCC/FCecon), Anasselis Lima e Nayara Machado, que representaram o PAV e o RCBP de Manaus e falaram sobre o impacto da pandemia nos registros de câncer.

RCBP – Fornecem informações específicas para a Oncologia que coletam, classificam e analisam os casos novos de câncer diagnosticados em uma área geográfica bem definida (Manaus), permitindo conhecer a incidência de câncer.

RHC – Os Registros Hospitalares de Câncer (RHC) são centros de coleta, armazenamento, processamento e análise de informações de pacientes com diagnóstico de câncer atendidos em uma unidade hospitalar. A informação produzida em um RHC permite o monitoramento da assistência prestada ao paciente.

A base de dados consolidada é enviada para compor a base nacional de registro de câncer, de responsabilidade do Inca.

 

Texto e fotos: Luís Mansueto/FCecon