FCecon participa de evento em Cuba

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), representada pelo chefe do setor de Tecnologia da Informação (TI) da fundação, Nazivaldo Caciocley Camelo Correa, participou, no último dia 12, da “XXXIII Convenção Pan-Americana de Engenharia UPADI 2012 (União Pan-Americana de Engenharia)”, em Havana – Cuba. Na ocasião, ele apresentou o projeto “”Melhoria no Processo de Logística no Laboratório de Análises Clínicas da FCecon”, o qual foi tema do sua dissertação de mestrado em Engenharia Elétrica com Área de Concentração em Processos Industriais. O evento foi promovido pela União Nacional dos Arquitetos e Engenheiros Construção de Cuba (Unaicc).

A pesquisa para a elaboração do projeto de mestrado, que teve a duração de dois anos, apontou que a leitura de exames no Laboratório de Análises Clínicas da FCecon aumentou em 80%, entre 2005 e 2011, em função da implantação do Sistema de Informação com Código de Barras, passando de 195.560, há seis anos, para 353.727 no ano passado. O principal benefício do projeto foi a redução do tempo de espera para o laudo, que antes era de até três dias e, hoje, é de pouco mais de seis horas.

Evento

Na ocasião do evento em Cuba, ocorrido entre os dias 9 e 13 de abril, no Palácio Havana Convenção, houve, ainda, 9ª FECONS Construção Fair 2012, a qual oportunizou aos presentes o conhecimento sobre a promoção e comercialização de produtos e tecnologias de engenharia.

O objetivo da convenção foi viabilizar a troca de experiências de engenharia e informações entre os participantes, contribuindo para os novos desafios do desenvolvimento científico e técnico dos países envolvidos.

Curso

Nazivaldo Caciocley Camelo Correa cursou mestrado pela Universidade Federal do Pará, por intermédio do Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (Itegam). O curso teve a duração de dois anos. O resultado final foi um projeto com 82 páginas, apresentado a uma banca com doutores nas áreas de química, telecomunicações e engenharia elétrica, em fevereiro deste ano. Sob a orientação do doutor em engenharia elétrica da Ufpa, Roberto Célio Limão de Oliveira, a dissertação teve a duração de 40 minutos e foi concluída com êxito.

Publicado em: 17/04/2012