FCecon participa de evento de encerramento do projeto STOP-HPV

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa, nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/11), do evento “Infecção por HPV no Brasil: epidemiologia e perspectivas de eliminação”, que ocorre no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA-RS).

O encontro marca o encerramento dos estudos do projeto multicêntrico STOP-HPV, o qual visa entender a relação do Papilomavírus Humano (HPV) com o câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida pelo hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Coordenadora dos estudos na unidade hospitalar, a bioquímica Tatiana Pires explicou que os levantamentos tiveram início em 2019, quando servidores e estudantes do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) foram capacitados para a coleta de dados. Contudo, segundo ela, a pesquisa foi suspensa durante a pandemia de Covid-19, tendo sido retomada em outubro de 2021.

“O evento é um momento ímpar, pois serão apresentados os resultados obtidos pelo estudo pelo país. Na ocasião, serão discutidos diversos temas relacionados ao HPV, por exemplo, vacinação, estratégias de combate ao câncer de colo uterino, populações mais acometidas pelo HPV, câncer de orofaringe, dentre outros”, pontua Pires.

Divulgação

Segundo Pires, serão elaborados relatórios dos resultados e enviados ao Ministério da Saúde, para que possam ser utilizados para o planejamento de políticas públicas. Ela disse também que um livro com os dados do projeto STOP-HPV nacional será publicado, o qual reunirá informações do projeto POP-Brasil 2 – avaliou o impacto da vacina do HPV em jovens de 16 a 25 anos – e o SMESH – avaliou a prevalência de HPV em populações de alto risco para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Representantes

O evento de encerramento conta com a presença dos biomédicos Jhonnatan Souza e Fernanda Reis, os quais participaram da equipe do estudo em Manaus e que representam a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, e Tatiana Pires.

HPV

O Papilomavírus Humano é um vírus muito contagioso, adquirido sexualmente, que causa, além de verrugas genitais, vários tipos de câncer em ambos os sexos – como colo uterino, vagina, pênis, garganta e ânus.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao MS, são estimados para o Amazonas, em 2023, 240 novos casos de câncer de cabeça e pescoço – compreende boca, lábios, língua e palato, amígdalas, laringe e tireoide.

 

Texto: Luís Mansueto/FCecon

Fotos:  Divulgação/FCecon