FCecon lança edital para seleção de bolsistas do Paic 2014/2015

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), lançou, nesta terça-feira, 1º de abril, o edital para o processo seletivo de bolsistas para o Programa de Apoio à Iniciação Científica 2.014 / 2.015 (Paic-FCecon), cujas inscrições seguem até o dia 31 de maio. Serão ofertadas 40 vagas para acadêmicos das mais diversas áreas, interessados em desenvolverem pesquisas na área da oncologia na instituição, que hoje é considerada referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.

O Paic-FCecon recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e o edital com as informações a respeito da seleção está disponível no site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br). As inscrições podem ser feitas na secretaria da Diretoria de Ensino e Pesquisa, localizada no terceiro andar do prédio do hospital – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. Além de CPF e RG, o estudante deverá ter em mãos uma série de documentos. A lista também está disponível no edital.

Ao ingressarem no programa, os acadêmicos contemplados terão um ano para desenvolverem as pesquisas, passando por uma avaliação parcial após seis meses e a final no último mês da pesquisa. As avaliações serão feitas por doutores convidados, que deverão compor a banca de no mínimo três e no máximo cinco membros, conforme o edital.

Atualmente, participam do Paic, edição 2013/2014, 39 bolsistas, com trabalhos científicos relacionadas às especialidades de urologia, odontologia, ginecologia, imagenologia, mastologia, dermatologia, hematologia, otorrinolaringologia, hepatologia, e até nas áreas do direito, farmácia e bioquímica, enfermagem e fisioterapia, estão sendo desenvolvidos na Fundação Cecon, por alunos de diversas instituições de ensino superior da capital.

Entre as abordagens, estão, análises de perfis epidemiológicos em serviços específicos da instituição, eficácia e benefícios de certos tratamentos, além da evolução tecnológica que resultou em melhorias na área cirúrgica, reduzindo riscos e melhorando a assistência aos pacientes.

Além de despertar a vocação científica dos colaboradores da FCecon e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante suas participações em projetos de pesquisa, o Paic tem por objetivo qualificar agentes humanos para atividades de pesquisa, estimular o envolvimento dos colaboradores nesse tipo de atividade, fortalecer os grupos de pesquisa da instituição e, sobretudo, melhorar a assistência ao paciente oncológico a partir dos resultados das pesquisas.

Investimentos em ensino e pesquisa

A FCecon investiu, a partir da Fapeam, fonte fomentadora de pesquisas no Estado, mais de R$ 3 milhões em projetos da área científica, nos últimos quatro anos, além de cerca de R$ 1,5 milhão proveniente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A evolução dos projetos no decorrer dos anos veio acompanhada do aumento dos recursos investidos.

Exemplo disso é que, em 2011, a FCecon investiu em Ensino e Pesquisa, através da Fapeam, cerca de R$ 30,3 mil. No ano seguinte, foram R$ 433,3 mil e, em 2013, foi registrado um saldo nos investimentos, totalizando R$ 992,7 mil – R$ 600 mil destinados ao início da implantação da primeira Sala Inteligente Oncológica com tecnologia de ponta da região Norte, a ser utilizada durante a realização de cirurgias minimamente invasivas dentro de várias especialidades da medicina.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra. Kátia Luz Torres, este ano, apenas nos primeiros meses, a FCecon já contabiliza R$ 3,1 milhões em investimentos liberados pela Fapeam e pela UEA, para a continuidade da implantação da Sala Inteligente, que ficará pronta ainda este ano; além de R$ 192 mil aprovados pela Fapeam, exclusivamente, para o financiamento das bolsas do Paic-FCecon 2014/2015, uma média de R$ 16 mil ao mês para fomentar pesquisas relacionadas à área oncologia.

Programas

Kátia Torres explica que, hoje, a FCecon participa de diversos programas vinculados à Fapeam. Entre eles, o Paic e o Universal Amazonas, que abrange variadas linhas de pesquisa.

Além deles, a instituição também foi contemplada pelos programas de Apoio à Realização de Eventos – onde foram inseridas as duas edições do Congresso Pan Amazônico de Oncologia, realizadas em 2011 e 2013, respectivamente -, Pecti (Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia & Inovação nos Programas de Pós-Graduação do Estado do Amazonas ) – por meio do qual a FCecon passou a ter um pesquisados sênior, dos quadros da Universidade de São Paulo (USP), participando do desenvolvimento de parte de seus projetos – e o Pró-estado. “Só este ano, a FCecon já apresentou quatro projetos para o Universal Amazonas 2014. O resultado sai em novembro”, comenta Kátia Torres.

Veja aqui o edital:

Publicado em: 01/04/2014.