FCecon e Sedel realizam ação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer

Muita música, animação, dança e treinamento funcional marcaram a ação referente ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, nesta segunda-feira (27/11), que alertou sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir o câncer e a realização de exames de rastreio. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), e pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), por meio do projeto RespirAR.

A iniciativa ocorreu na Vila Olímpica de Manaus e contou com a presença dos alunos adultos do Projeto RespirAR e de educadores físicos. Os participantes realizaram aulas de ritmos, treinamento funcional, receberam orientações sobre os exames de rastreio para os cânceres de mama e de próstata, camisas e lanches das ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

Conforme a coordenadora Estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, a atividade foi voltada ao público masculino, em atenção ao Movimento Mundial Novembro Azul, e ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.

“Alertamos os homens sobre a necessidade de irem regularmente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o exame sanguíneo antígeno prostático específico (PSA), usado no rastreio de câncer de próstata. E, caso necessário, também fazerem o toque retal, o qual é indolor”, ressalta.

A ação realizada entre a FCecon e a Sedel foi importante para chamar a atenção do público presente para a prática de atividade física diariamente, segundo o gerente de projetos da Vila Olímpica, Lucas Canavarro. Ele disse que o espaço é um local de promoção de qualidade de vida e saúde para muitos amazonenses.

“A Sedel também oferece em outras praças da cidade atividades, por exemplo, o treinamento funcional, voltadas ao combate do sedentarismo para evitar doenças crônicas como o câncer, que é uma determinação do governador Wilson Lima”, pontua.

 

Texto e fotos: Luís Mansueto/FCecon