FCecon conclui seleção de pesquisadores para o Paic

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), selecionou, na última semana, os 40 acadêmicos que farão parte da edição 2014/2015 do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic – FCecon), que conta com a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

As pesquisas, todas relacionadas à área oncológica, começam a ser desenvolvidas a partir de agosto deste ano, um mês após a conclusão dos trabalhos da turma inserida no programa em 2013.

Com esta edição, o Paic-FCecon chega a marca de 111 acadêmicos que ingressaram no meio científico na instituição a partir do programa. A expectativa, conforme informações da Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon, é que o número de bolsistas nesta edição seja ampliado para 47, uma vez que serão solicitadas as concessões de outras sete bolsas à Fapeam.

O programa contará com apoio de 21 orientadores, entre mestres e doutores que atuam na FCecon, hoje considerada a unidade de referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental. Conforme informações da Diretoria de Ensino e Pesquisa, as pesquisas terão a duração de um ano e, com a conclusão, a expectativa é que os artigos gerados sejam publicados em revistas científicas de grande circulação no meio, e também apresentados em congressos relacionados à oncologia.

Iniciado em 2011na FCecon, a partir de uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Instituição, o Paic visa apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisas na Fundação. A partir dele, os universitários das diversas áreas, como medicina e enfermagem, podem ter contato direto com a atividade científica.

Entre os temas pesquisadores na FCecon estão os relacionados às áreas da urologia, mastologia, ginecologia, enfermagem, entre outros. A ideia é que, no futuro, os resultados obtidos com as pesquisas auxiliem também na melhoria da atenção ao paciente oncológico.

Veja a lista aqui

Publicado em: 17/06/2014.