FCecon adquire raio-x móvel para serviço de Radioterapia

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), adquiriu um novo aparelho de raio-x móvel, que tem auxiliado no tratamento de cânceres do colo do útero e do corpo uterino. O equipamento reforça o Parque de Radioterapia e entrou em funcionamento no início de abril. Em 2021, quase 300 pacientes realizaram sessões de braquiterapia.

O equipamento foi instalado na sala de Braquiterapia – tratamento que utiliza fontes radioativas – e substituiu um outro que estava em uso há 30 anos pelo serviço de Radioterapia.  O aparelho foi comprado por meio de recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES), repassados pelo Governo do Amazonas, pelo valor de R$ 80 mil.

Segundo o gerente do serviço de Radioterapia, Leandro Baldino, a expectativa é que não ocorra mais intercorrências na braquiterapia. Ele explica que a braquiterapia constitui uma forma de tratamento que utiliza fontes radioativas, em contato direto com o tumor, sendo indicada em pacientes em tratamento contra o câncer de colo do útero e do corpo uterino.

Parque – O Parque de Radioterapia da FCecon conta com dois aceleradores lineares, que possuem capacidade para realizar qualquer tipo de tratamento de radioterapia. Além dos aceleradores lineares e do aparelho de braquiterapia, o Parque de Radioterapia da FCecon conta com um equipamento para a cobaltoterapia. Este tipo de radioterapia externa é usado principalmente em tratamento paliativo, cujo objetivo é o controle dos danos locais e alívio dos sintomas do câncer.

 

Texto e foto: Luís Mansueto/FCecon