Enfermeiras da FCecon são homenageadas na Assembleia Legislativa
As servidoras da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Edilene Duarte, Mayse Monteiro e Lorena Silveira, receberam, nesta quinta-feira (12/02),
a Comenda Josephina de Mello – Enfermagem Amazonense – Destaque 2025. As enfermeiras foram agraciadas com a homenagem pelo trabalho de assistência ao paciente oncológico e pela pesquisa na área do câncer.
A entrega da Comenda Josephina de Mello – Enfermagem Amazonense – Destaque 2025 – ocorreu no auditório Deputado Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa (ALE-AM), tendo sido proposta pelo deputado estadual Abdala Fraxe, enfermeiros Ney Anderson Barbosa e Karim Tarayra.
Servidoras homenageadas
Edilene Duarte trabalha como enfermeira do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC/FCecon), membro do Comitê de Diversidade da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e é doutoranda do Doutorado Interinstitucional (Dinter) na área de oncologia, um convênio entre a FCecon, a Fundação Antônio Prudente e o A.C. Camargo Cancer Center.
Mayse Monteiro é mestre em Dermatologia e enfermeira do setor de Triagem Ambulatorial da Fundação Cecon. E Lorena Silveira atua no setor de Pediatria do hospital e é doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Josephina de Mello
A comenda recebe o nome da enfermeira Josephina de Mello por ser uma das primeiras enfermeiras negras graduadas do Brasil, tendo sido fundamental para a enfermagem no Amazonas. Ela atuou como diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, provedora da Santa Casa e recebeu a Medalha Mérito Oswaldo Cruz, além de ter lutado contra o sexismo e a discriminação racial.
TEXTO: Luís Mansueto/FCecon
FOTOS: Divulgação