Encerramento do Outubro Rosa acontece nesta quarta-feira, com ‘pedalada’ na Ponta Negra

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realiza, nesta quarta-feira (30/10), na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, o encerramento da campanha Outubro Rosa 2013, com uma ‘pedalada’, que ocorrerá em parceria com o grupo Pedala Manaus. A concentração será às 19h, no chafariz Dança das Águas e o evento começa às 20h. O percurso será de oito quilômetro, seguindo até o Dulcilas Festas e Convenções, e retornando ao calçadão. Todos os interessados estão convidados a participar da atividade, que aguarda centenas de apoiadores da causa câncer no Estado.

A campanha, criada em 1997, nos Estados Unidos, teve início, este ano, no Amazonas, dia 1º, também na Ponta Negra, um dos principais cartões postais da capital manauense. O movimento Outubro Rosa consiste em iluminar ou caracterizar com a cor rosa espaços públicos e privados, de modo a chamar a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No Amazonas, também foi inserido ao tema o câncer de colo uterino, seus fatores de risco e como se prevenir, tendo em vista a alta incidência da doença no Estado.

Coordenada no Amazonas pela FCecon e, no Brasil, pela Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), a campanha teve como tema, em 2013, “O tempo corre contra o câncer de colo de útero e da mama”. Dezenas de municípios amazonenses e instituições da capital aderiram ao movimento, inserindo em sua decoração o laço rosa, que simboliza a luta contra a doença. Entre os colaboradores para o sucesso da ação, estiveram órgãos vinculados ao Governo do Amazonas e à Prefeitura de Manaus. A campanha também contou com o incentivo da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Promoção Social, Nejmi Aziz.

De acordo com informações do diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, este mês, uma série de atividades foram desenvolvidas em alusão ao movimento, como palestras em escolas e presídios, distribuição de material informativo em pontos distintos da cidade e até um ‘rapel rosa’, atividade realizada em parceria com o grupo Arte do Mato, no último dia 20, na Ponte Leonardo Malcher, localizada entre a rua Major Gabriel. Cerca de cem pessoas participaram do evento, coordenado pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC/FCecon), e que angariou fundos para a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

Veja alguns dos parceiros nas ações do Outubro Rosa:

• Governo do Estado do Amazonas;

• Secretaria de Estado da Saúde;