Comitê volta a se reunir para traçar metas

A segunda reunião do Comitê Estadual Responsável pela Fase de Intensificação do Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama, que aconteceu na manhã da última quarta-feira, na Fundação Cecon, foi marcada pela apresentação do projeto de criação dos subcomitês voltados ao rastreamento, diagnóstico e tratamento das referidas neoplasias. A próxima reunião do grupo, formado por profissionais que atuam em unidades gestoras e de saúde da capital e do interior, ocorre em 15 dias.

Dividido em três eixos principais, o comitê, instituído em fevereiro deste ano por meio da portaria nº 0329, trabalhará a partir da geração de relatórios contendo a avaliação da situação de cada município do Estado; propostas de intervenção; análise de tecnologias e apresentação de “Planos de Ação para a Redução da Incidência”.

Para tanto, será necessária a criação de quatro produtos: diagnóstico situacional, elaboração de um documento com propostas do comitê, Plano de Ação Municipal e avaliação de novas tecnologias.

O debate para a adaptação do projeto – criado após o primeiro encontro entre membros do comitê, no início de abril – foi mediado pelo diretor-presidente da Fundação Cecon, Dr. Edson Andrade. De acordo com ele, ao final das etapas, será criado um Plano Estadual por meio de um diagnóstico completo do Estado, traçado a partir de informações coletadas e inseridas nos programas já utilizados pelos gestores municipais, tais como o Sistema de Informação do Câncer de Mama (SisMama) e o Sistema de Informação do Câncer de Colo Uterino (SisColo).