Comemoração pelo mês da criança na FCecon teve música, brindes e presentes para pacientes pediátricos

5

Em um clima contagiante e de total integração, palhaços, super-heróis, profissionais da saúde, voluntários e crianças em tratamento contra o câncer participaram, nesta sexta-feira, 20, da tradicional festa alusiva ao mês dos pequenos, que já faz parte do calendário de atividades elaborado pela Comissão de Humanização da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

“Momentos como esse ajudam a reforçar o vínculo entre funcionários e pacientes da nossa instituição, levando mais esperança e força para quem luta para superar a doença”, destacou o diretor-presidente da unidade hospitalar, Marco Antônio Ricci.

O auditório da FCecon (Dom Pedro, zona centro-oeste) ficou pequeno para as brincadeiras desenvolvidas pelos grupos de animação hospitalar Rei David e Doutores da Enfermagem da Faculdade Estácio. Além deles, a banda Di Bubuia e os colaboradores da Liga Amazonense de Combate ao Câncer (Lacc) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, também contribuíram para o sucesso do evento, que teve pula-pula e uma série de brinquedos infláveis, usados para divertir a garotada.

Membros do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), Serviços de Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Ambulatório contribuíram com a organização da festa, que contou, ainda, com a participação de membros do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e da Ordem DeMolay.

A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Finanças (Semef) e do Fundo Manaus Solidária, doou cerca de 150 brinquedos para serem distribuídos para os pacientes oncológicos da instituição. O prefeito Arthur Virgílio e a primeira-dama e presidente de honra do Fundo, Elisabeth Valeiko, participaram da confraternização. Ambos falaram do momento vivido pela família durante o enfrentamento do câncer desenvolvido pelo chefe do executivo municipal, no ano passado, e parabenizaram a equipe da FCecon pelo trabalho desenvolvido enquanto unidade de referência na Amazônia Ocidental.

Entrega de kits aos pacientes – A enfermeira oncológica Marília Muniz, chefe do DPCC, destacou que, além das comemorações no auditório da FCecon, pacientes acamados nos leitos das enfermarias pediátricas e os que aguardavam por consulta e tratamento especializado na área ambulatorial também foram contemplados. “Eles receberam kits com toalhas, escovas de dentes de personagens infantis e produtos de higiene pessoal, além de squeezers personalizadas, tudo doado pela Lacc. A entrega foi feita direto nos leitos, por enfermeiros e voluntários”, frisou.

A dona de casa Patriciane dos Santos Ararício, 30 anos, mãe de uma paciente pediátrica em tratamento na FCecon, destacou a importância do evento para os usuários da unidade hospitalar e também para sua família, que compareceu para ajudar durante a festa. “Minha filha mais velha (de nove anos) veio comigo e falou que nunca esperava participar de um momento como este, que era o sonho dela, para poder ajudar e contribuir com quem está em tratamento. Fazemos a nossa parte e agradecemos o convite”, concluiu.

2 3 4 5 6 78 9 10 11