Cepcolu/FCecon recebe visita do Superintendente Estadual do Ministério da Saúde
O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, nesta terça-feira (22/07), o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde (MS) no Amazonas, Geraldo Henrique Medeiros. Na pauta, ações voltadas para disseminar a infraestrutura disponibilizada pelo centro para o tratamento das lesões pré-malignas de câncer de colo do útero.
Conforme a chefe de departamento do Cepcolu, Mônica Bandeira, a visita do superintende estadual teve como objetivo apresentar o Cepcolu e sua infraestrutura – consultórios, auditório, centro cirúrgico e sala de recuperação pós-anestésica – para receber as pacientes com lesões pré-malignas, antes que evoluam para um câncer.
Atendimentos
Bandeira afirmou que o Cepcolu já realizou 2.166 atendimentos nos primeiros quatro meses de funcionamento, sendo 329 conizações – pequena cirurgia que remove as lesões pré-malignas –, 416 consultas de primeira vez, 278 retornos e 1.143 consultas de seguimento.
“Os números de atendimentos realizados pelo Cepcolu demonstram a sua relevância para que menos mulheres morram de uma doença 100% evitável. Antes da construção do anexo, a Fundação Cecon realizava uma média de 500 conizações ao ano. Estamos próximos de ultrapassar em menos de um ano esses números”, pontuou Bandeira.
Parcerias
Medeiros contou que ficou impressionado com a infraestrutura montada para atender as mulheres amazonenses com lesões pré-malignas, antes que evoluam para um câncer. “Iremos nos reunir com a secretária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems), a fim de viabilizar a interlocução com estes gestores”, disse.
O superintendente disse que a Superintendência Estadual do MS está à disposição e que irá trabalhar para que o Cepcolu seja conhecido e reconhecido no interior do Amazonas.
A visita também foi acompanhada pelo deputado estadual Péricles Nascimento, e pelo chefe de Departamento Administrativo/FCecon, Sarde Souza.
TEXTO E FOTOS: Luís Mansueto/FCecon