Amazonas traça estratégias para intensificar a adesão à vacinação contra o HPV

O Governo do Amazonas reuniu, nesta terça-feira (09/04), instituições de Saúde e Educação para intensificar estratégias para a adesão à vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). A reunião ocorreu na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Além da FCecon, participaram da iniciativa a Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) Manaus.

Desde o início de abril, o Amazonas adota o esquema de vacinação em dose única contra o HPV, seguindo a nova estratégia estabelecida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é intensificar a proteção contra o câncer do colo do útero e outras complicações associadas ao vírus HPV a partir da ampliação da cobertura vacinal.

O imunizante também é importante na prevenção dos cânceres de vagina, vulva, pênis, ânus e garganta. Em 2023, foram aplicadas 182.667 doses de vacina contra HPV na faixa etária de 9 a 14 anos.

Público-alvo

O público-alvo para a vacina são meninas e meninos de 9 a 14 anos. Para os estados da região norte do país, a recomendação do Ministério da Saúde é a ampliação da vacinação para adolescentes até 19 anos não vacinados.

“É fundamental que todas as meninas, e também os meninos, sejam vacinados conforme o calendário de vacinação estabelecido, pois isso não só protege individualmente, mas também contribui para a redução da transmissão do vírus na comunidade, resultando em benefícios de saúde pública significativos a longo prazo”, disse a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), Tatyana Amorim.

Estratégias

Na reunião, os órgãos debateram métodos para ampliar a adesão de vacinação no Amazonas, como o acompanhamento, junto às Secretarias de Assistência Social, do cumprimento do calendário vacinal para crianças cujos pais são beneficiários do programa Bolsa Família.

O incentivo e conscientização da vacinação nos eventos escolares e em reuniões de pais nas escolas também foram apontados como estratégias.

“É essencial que os órgãos estaduais e municipais de Saúde e Educação unam forças para a definição de estratégias para que possamos avançar com a vacinação contra o HPV”, disse o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.

O subsecretário de gestão da saúde da Semsa Manaus, Djalma Coelho, pontuou, durante a reunião, as ações realizadas e programas de vacinação, como o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Projeto Juntos pela Vida, em parceria com o Ministério Público do Estado (MP-AM).

“Estamos falando de várias instituições públicas que têm interesses comuns em combater o câncer de colo de útero. Dentro desse combate, temos um dos instrumentos que é a vacina contra o HPV. Com a nova portaria do Ministério da Saúde, Manaus vai dar um avanço muito grande”, afirmou Djalma Coelho.

Prevenção

O imunizante protege contra os tipos virais de HPV 6, 11, 16 e 18. A prevenção primária, por intermédio da vacinação contra o HPV é, portanto, essencial para a prevenção dos cânceres relacionados a esse vírus e outras doenças associadas.

Fotos: Anne Alves/FVS-RCP e Laís Pompeu/FCecon