“1ª Jornada Científica da FCecon” é iniciada com exposição de pesquisas


A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) iniciou, nesta quinta-feira, a programação da sua “1ª Jornada Científica”, que veio acompanhada da apresentação dos resultados das 23 pesquisas desenvolvidas na primeira etapa do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic 2011/2012). O evento segue até amanhã e os três primeiros colocados na avaliação da banca convidada serão premiados. Uma exposição com os banners dos trabalhos foi aberta hoje (09/08) ao público e terá continuidade por 15 dias.


Nesta quinta-feira serão apresentados por estudantes das mais diversas áreas da saúde nove resultados de pesquisas na área de oncologia. Amanhã, outros sete concluirão o ciclo de apresentações. Os projetos foram desenvolvidos em 12 meses, a contar de julho de 2011, quando o Paic foi implantado na instituição com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), financiadora das bolsas. O resultado será a inserção de 23 novos pesquisadores no mercado, os quais contribuirão para a melhoria no tratamento oncológico.


Na avaliação do diretor-presidente da FCecon, Dr. Edson de Oliveira Andrade, o sucesso do programa na unidade hospitalar é fruto de um trabalho em equipe desenvolvido pelos membros da Diretoria de Ensino e Pesquisa, conduzida pela Dra. Kátia Luz Torres.

Ele destacou a relevância da integração da assistência ao paciente à pesquisa e citou avanços pontuais na medicina, fruto do esforço e da curiosidade de profissionais que foram além e se tornaram pesquisadores na área da saúde.


De acordo com o diretor-presidente, “a dúvida é a essência da pesquisa”. “É possível que as pessoas levadas ao processo de pesquisa na área de saúde não sejam boas pesquisadoras. Mas, eu tenho certeza que serão melhores médicos”, assegurou.

Andrade, que é pneumologista e trabalha há mais de 20 anos na instituição, ressaltou a necessidade de uma boa coleta de dados, os quais nortearão pesquisas futuras, e citou como exemplo o correto preenchimento dos prontuários dos pacientes, pois, a partir deles, será possível entender, por exemplo, os graus de incidência, no caso das neoplasias, nas distintas regiões do País.

Assistência e ensino

Para a diretora-presidente da Fapeam, Dra. Maria Olívia, embora o foco da saúde seja a assistência, o ensino e pesquisa associado à atualização dos protocolos resultam na excelência. Ela destacou, no entanto, que o Amazonas tem suas peculiaridades e, entre elas, está a logística que é necessária para superar os obstáculos impostos pela geografia do Estado.

Contudo, na avaliação dela, os resultados têm sido positivos, tendo em vista que há alguns anos era “inimaginável” que pudesse haver especializações na área científica. Já o crescimento dentro deste segmento, conforme a doutora, exige alguns sacrifícios, como dedicação no que diz respeito à continuidade da formação e o estudo das línguas estrangeiras, principalmente aos interessados no mercado internacional de pesquisas. Maria Olívia concluiu sua participação parabenizando a direção do hospital pela iniciativa de contribuir para a inserção de novos pesquisadores no setor.

Pesquisador Sênior

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, aproveitou a ocasião para anunciar que a fundação foi contemplada, a partir de um edital, para receber em suas dependências um pesquisados sênior. O nome ainda não foi divulgado, mas será um professor da Universidade de São Paulo (USP).

Ele acompanhará o desenvolvimento das pesquisas no âmbito local pelo período de um ano, prestando apoio aos pesquisadores. “E também contribuirá para o crescimento do nosso Programa de Iniciação Científica”, concluiu.

Publicado em: 09/08/2012