“”Outubro Rosa”” chega às penitenciárias

Cerca de 200 exames colpocitológicos (também conhecidos como Papanicolau ou preventivo) serão realizados, até o final desta quinta-feira (13/10), nas detentas da Cadeia Pública Feminina (anexo à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, na avenida Sete de Setembro, Centro), por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).As presas provisórias com mais de 40 anos também puderam agendar suas mamografias, as quais serão realizadas, nas próximas semanas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Djalma Batista, na Compensa, Zona Oeste de Manaus. Serão 50 no total.

A atividade faz parte do cronograma do Outubro Rosa, evento realizado no Amazonas por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon. Na ocasião, houve realização de palestra com o tema “Saúde da Mulher”, distribuição de material informativo e distribuição de lanche. Os resultados dos exames estarão disponíveis em um mês.

A ação se estendeu também para a Penitenciária Feminina de Manaus, localizada na BR-174 (Manaus-Boa Vista), onde houve o cadastramento das detentas com mais de 40 anos e a marcação de 35 exames, entre preventivos e mamografias, informou a chefe do DPCC, enfermeira Marília Muniz.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Programa Saúde da Mulher do Distrito de Saúde Sul da Semsa, Tarcimara Almeida, 14 pessoas da secretaria foram deslocadas para a Cadeia Pública, entre elas três enfermeiros e 11 técnicos, responsáveis pela coleta dos preventivos e cadastramento de mamografias das detentas.

A coordenadora estadual de saúde do Sistema Penitenciário da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Zuleide Pereira, ressaltou a importância da ação junto às presas e lembrou que já existe um acompanhamento rotineiro nos presídios femininos. Ela destacou a parceria Semsa/Susam-FCecon como um mecanismo de garantia da saúde da mulher, já que abrange a prevenção dos cânceres de útero e mama, os mais incidentes entre o sexo feminino no Amazonas.

De acordo com Suleide, além do preventivo e da mamografia, a Susam também dispõe de programas a partir dos quais são realizados exames de detecção de HIV, tuberculose e hanseníase, todos com acompanhamento do Estado e município. Além disso, está em fase de institucionalização o programa de pré-natal.

Para a diretora adjunta da Cadeia Pública Feminina, Ione Filgueiras, o Outubro Rosa é um exemplo de cidadania, pois possibilita o acesso à informação, tanto sobre o câncer em si, quanto à prevenção e o diagnóstico precoce.

De acordo com ela, os exames de papanicolau, por exemplo, são realizados, geralmente, por meio de mutirões que vão até o local. Eles ocorrem duas vezes ao ano, em média. Ela lembra que as detentas também recebem assistência odontológica e clínica, além de atendimento às grávidas, feito por uma equipe da Maternidade Moura Tapajós e pelo Distrito de Saúde Sul (Disa/Sul).

Sobre o acesso à informação, ela destaca que, todas as sextas-feiras, são realizadas, em uma parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), palestras no anexo com temas variados, tais como saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

Segundo a detenta Jennifer Lima, 28, por ocasião da reclusão, as mulheres da cadeia acabam não tendo a chance de se informarem melhor sobre o câncer e sua prevenção e esse tipo de ação é a oportunidade que as mesmas têm de, não só aprenderem sobre o tema, mas de se prevenirem por meio dos exames adequados. Ela está há cerca de um mês no local aguardando julgamento por associação para o tráfico de drogas.

Ainda Juvanete de Vasconcelos, 43, que aguarda julgamento pela mesma acusação, disse que nem lembra a última vez em que fez o preventivo. Ela atualizou o exame hoje, e garantiu que foi motivada pela palestra que assistira poucos minutos antes. “Gostaríamos que esse tipo de atividade acontecesse sempre aqui, pois na cadeia temos muitas mulheres desatualizadas”, ressaltou. Para ela, ter o exame disponível dentro da cadeia é um facilitador para que as mulheres procurem mais a prevenção.