Comitê prevê intensificação de ações na atenção oncológica

Ontem, durante a primeira reunião do Comitê Estadual Responsável pela Fase de Intensificação do Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama, instituído no último dia 21, por meio da portaria nº 0329, representantes de entidades ligadas à saúde no Estado debateram metas e planos para a redução da mortalidade no Amazonas e melhorias na atenção oncológica.

A reunião ocorreu no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), localizada na rua Francisco Orellana, Planalto, Zona Centro-Oeste. Formado por 26 membros, o grupo entregará relatórios trimestrais à Susam com propostas e resultados de avaliações dos programas existentes no Amazonas. A coordenação técnica ficará a cargo da Fundação Cecon.

A portaria nº 0329 ressalta a necessidade de ampliação da participação da atenção básica no rastreamento e detecção do câncer e propõe a avaliação de novas tecnologias para a prevenção e controle nos casos de colo de útero e mama. Cabe, ainda, ao comitê, avaliar os resultados do Programa Nacional de Controle Câncer de Colo do Útero e Mama, implantado há 12 anos no Amazonas; elaborar propostas de aperfeiçoamento técnico e operacional, bem como ações dirigidas aos municípios de mais altas taxas de incidência e de mortalidade. Também serão avaliadas novas tecnologias para a prevenção e controle por meio de estudos dirigidos à realidade do Amazonas.

Durante a reunião de ontem, houve a apresentação de um plano em fase de elaboração para a intensificação das ações de controle de câncer de colo uterino e mama, elaborado pelo setor de Prevenção da FCecon. Entre as ações, o grupo destacou a importância do exame citopatológico. Conforme dados do setor de Prevenção, entre 1999 e 2010, 1.382.086 exames deste tipo foram realizados no Estado.