Congresso de Enfermagem Oncológica debate o uso de novas tecnologias na assistência ao paciente
O 8º Congresso de Enfermagem Oncológica, que ocorre em paralelo ao 8º Pan-Amazônico de Oncologia, aborda o uso de tecnologias, como a inteligência artificial, na assistência ao paciente com
câncer. O evento é organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e ocorre nesta quarta (12/11) e quinta-feira (13/11), no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping, bairro Chapada, zona centro-sul da capital.
Entre os temas debatidos, estão telessaúde, inteligência artificial no Amazonas, uso de possíveis logaritmos como método de comunicação no cuidar ao paciente oncológico, saúde e equidade na Oncologia, navegação de pacientes e atualidades sobre prevenção de eventos adversos, como queda e erros no cuidar.
“Estamos trazendo expertises de outros locais, de outros estados do Brasil, para discutirmos os avanços que a enfermagem desenvolveu usando as novas tecnologias, usando a inteligência artificial como método para a assistência”, disse a coordenadora do evento, Júlia Mônica Benevides.
Segundo Benevides, o evento oferece qualificação aos profissionais de enfermagem, o que impacta na qualidade do atendimento oferecido ao paciente oncológico e sua família.
Pan-Amazônico
O 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia tem mais de 700 inscritos e 190 palestras na programação.
Com o tema “Tecnologia e Inteligência Artificial: criando sustentabilidade e equidade na Oncologia”, o congresso é realizado de 12 a 14 de novembro, no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping.
O Pan é um evento multidisciplinar, com palestras, mesas-redondas e discussões sobre nutrição, fisioterapia, psicologia, enfermagem, dentre outros temas.
TEXTO E FOTOS: Laís Pompeu/FCecon