Na FCecon, projeto do Proadi-SUS visa fortalecer a gestão em saúde
A Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, nesta terça-feira (26/08), a visita técnica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), do Ministério da Saúde, do qual a Fundação participa. A reunião reuniu gestores de diversos setores da unidade.
O RHP é uma iniciativa de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS.
O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e avalia o perfil dos hospitais a partir da Ferramenta de Avaliação Hospitalar (FAHops). A ferramenta permite levantar pontos que necessitam de melhorias em cada unidade de saúde.
Etapas
Nesta terça, teve início o segundo ciclo do projeto, que vai focar nos setores de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Urgência e Emergência, Farmácia, Núcleo de Segurança do Paciente, Núcleo Interno de Regulação (NIR) e Engenharia Clínica. Os setores apresentaram plano de ações e as melhorias esperadas.
Em maio deste ano, a FCecon recebeu a primeira visita da equipe do projeto, onde foi realizado um diagnóstico situacional que identificou as áreas que seriam trabalhadas para melhorias no hospital.
Durante a duração do projeto, serão realizadas reuniões presenciais e por videoconferência para avaliar pontos como, qualidade e segurança do paciente, práticas assistenciais, processos de cadeia medicamentosa, fluxo de admissão, transferência e alta de pacientes, dentre outros.
TEXTO: Laís Pompeu/FCecon
FOTOS: Laís Pompeu/FCecon e Luís Mansueto/FCecon