4a Jornada Científica é encerrada com premiação e saldo positivo após avaliação de pesquisas

A 4a Jornada Científica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), iniciada na última quarta-feira, foi concluída nesta sexta (07/08) com um saldo positivo, após a apresentação dos resultados de 46 pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic). Paralelo à atividade, outros 40 alunos iniciaram novos trabalhos, a partir da 5a edição do programa, que terá a duração de 12 meses e abordará temas relacionados ao câncer.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra. Kátia Luz Torres, os trabalhos apresentados esta semana, estarão em exposição no 3o Congresso Pan Amazônico de Oncologia, que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, no Hotel InterCity Premium Manaus – rua Professor Marciano Armond, Adrianópolis, Zona Centro-Sul. Os cinco melhores trabalhos, premiados durante a Jornada Científica, terão direito a apresentação oral no evento, que será promovido pela unidade hospitalar, que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam). As inscrições podem ser realizadas a partir do site www.panamazonicodeoncologia.com.br .

Segundo a diretora, a pesquisa melhor colocada na 4a edição do Paic recebeu o título de Demandas Judiciais sobre Direitos Oncológicos, que teve como autora a acadêmica de direito Sheyla Machado. Além da premiação simbólica, ela recebeu uma passagem aérea para local a ser definido, que poderá ser utilizada dentro dos próximos 12 meses, para a apresentação de seu trabalho em evento científico nacional. “Durante as apresentações às bancas de doutores, os alunos receberam sugestões e observações para o aprimoramento dos seus projetos. Muitos estão concluindo formatação para publicar seus artigos em revistas científicas de circulação nacional e internacional. Outros renovarão suas pesquisas na nova edição do Paic, para dar continuidade aos trabalhos”, explicou.

paic 13

As bancas foram formadas por pesquisadores/doutores de instituições parceiras de diferentes áreas, que aceitaram o convite da FCecon para acompanhar as defesas, a exemplo do oncologista Alex Fonseca, que veio de Boa Vista (RR), para participar de três rodadas da Jornada Científica. “Tanto ele, quanto os demais membros das bancas, têm vasta experiência na área científica. Os alunos que estão iniciando a nova edição do Paic, assistiram as defesas e aprenderam um pouco mais sobre o rigor na redação e na postura científica”, frisou Kátia Torres.

Para ela, a qualidade dos trabalhos apresentados superou as expectativas e foi motivo de elogio por parte das bancas. “O programa está atingindo seus objetivos, que são a inserção de novos membros no meio científico e o fortalecimento dos grupos de pesquisa dentro da instituição, tornando-os mais coesos e integrados com as rotinas do hospital, já que a maior parte das pesquisas busca a melhoria no campo da assistência”, esclareceu.

Aplicação prática

Parte dos resultados das pesquisas desenvolvidas dentro do Paic-FCecon, que recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), já foi colocada em prática e tem gerado resultados positivos, avaliou a diretora de Ensino e Pesquisa, Kátia Luz Torres.

De acordo com ela, uma das condutas que sofreu alteração foi a aplicada à cirurgia para a retirada de tumores de fígado. “Cerca de 50% dos procedimentos foram iniciados de uma forma e terminaram com outro plano cirúrgico, o que resultou na melhoria do prognóstico dos pacientes como resultado final. E isto ocorreu a partir de um estudo realizado dentro do Paic, avaliando pacientes com neoplasias nesta região”, explicou. A próxima avaliação do programa acontece em seis meses, de forma parcial, com a apresentação dos primeiros resultados dos trabalhos iniciados este mês.