Servidora da FCecon participa de livro sobre saúde pública

A servidora da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), enfermeira Júlia Mônica Benevides, participa como autora de um capítulo do livro “Discutindo Saúde Pública na Universidade”. A obra foi publicada em janeiro de 2023 pela editora Poisson, sendo uma produção da faculdade Fametro.

O livro “Discutindo Saúde Pública na Universidade” tem como objetivo debater as diferentes abordagens da saúde pública no contexto amazônico. A obra é composta por temas interdisciplinares, os quais são tratados por graduandos e professores de Enfermagem do Centro Universitário Ceuni-Fametro.

Pesquisadora do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon), Júlia Mônica Benevides participa do capítulo “Cuidados paliativos e qualidade de vida do paciente com ferida oncológica”. Segundo ela, o capítulo trata sobre as feridas no corpo causadas pelo câncer, as quais também desencadeiam impactos nas relações sociais e psicológicas na vida do paciente.

De acordo com Benevides, os cuidados paliativos são uma maneira de manter a qualidade na sobrevida do paciente e dar um novo significado à vida do paciente oncológico. Ela explica que o capítulo buscou identificar os principais aspectos do cuidado paliativo no paciente com feridas oncológicas.

Participam também do capítulo Maureem Clara de Souza Menezes, Danyelle Paixão dos Reis, Klysse Morais Ramos e Paula Figliuolo da Cruz Borges.

Texto e foto: Luís Mansueto/FCecon