Rede Feminina convoca novas voluntárias

Solidariedade e responsabilidade social são as bandeiras levantadas pela Rede Estadual Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas, que realiza, na próxima terça-feira (22), das 8h às 12h, no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), a Oficina de Humanização da instituição. O objetivo é capacitar voluntárias para compor o novo grupo da rede, pois o anterior, formado por cerca de 20 mulheres, encerrou suas atividades em dezembro de 2010, após 32 anos de trabalho voluntário.

Fundada em 1978, a rede amazonense filantrópica manteve-se presente na vida de centenas de pacientes durante a luta contra as neoplasias malignas. O grupo de aproximadamente 20 mulheres que fundou a instituição destacou-se na forma social, auxiliando, inclusive, na captação de recursos para auxiliar financeiramente os pacientes. A dedicação do primeiro grupo de mulheres, sob a orientação da ex-presidente Marlene Souza, é reconhecida pela fundação, grupos de apoio e colaboradores da FCecon.

Agora, a rede quer sensibilizar a sociedade quanto à importância desse trabalho, convocando novas voluntárias para aderir à causa. Após a capacitação, elas serão organizadas em grupos que atuarão em horários distintos na FCecon. Os trabalhos devem iniciar em março deste ano.

Segundo a presidente da rede amazonense, enfermeira Marília Muniz, cerca de 30 mulheres já aderiu ao grupo, mas outras 70 são aguardadas para o evento. A oficina começará a prepará-las, a partir da apresentação dos departamentos da fundação, para o acompanhamento junto aos pacientes. O caminho será traçado pelos palestrantes, a exemplo do diretor-presidente da FCecon, Dr. Edson Andrade, e do presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Hildeberto Corrêa Dias (ver programação abaixo).O principal papel será prestar apoio psíquico e humanitário aos pacientes, explica Marília Muniz, presidente da rede amazonense. O trabalho começa com a recepção do paciente na fundação, seguida do apoiando que vai desde a consulta até a alta, se estendendo também aos doentes terminais. São medidas simples que, segundo a presidente, proporcionarão conforto, tanto aos pacientes, quando às suas famílias. Ao comparecer à oficina, as mulheres voluntárias terão a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho realizado durante décadas pelo grupo que fundou a rede.

Em seguida, cada uma receberá um manual e poderá adquirir o jaleco rosa (R$50), marca registrada dos membros da rede. O novo grupo também será capacitado com base nas atividades realizadas pelas outras redes brasileiras cadastradas na rede nacional, destacou.

Segundo o manual, que será entregue às interessadas durante a oficina, o perfil da voluntária consiste, principalmente, na integração entre as mesmas e os responsáveis pela assistência aos pacientes, tais como médicos, enfermeiras e assistentes sociais. As áreas de atuação serão: ambulatorial, bazar, artesanato, brinquedoteca, internação, enfermaria masculina e feminina e pediatria. As interessadas podem garantir uma vaga na oficina pelos telefones (92) 3655-4603, 3655-4604, 3655-4704 ou pelo e-mail rfdecombateaocancer.am@gmail.com. A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Amazonas é uma instituição sem fins lucrativos, atendendo às especificações da Lei do Voluntariado (nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998), e sobrevive das doações de seus associados.

 

Programação da oficina:

8h30 – 9h: Abertura;

9h – 9h30: A Fcecon na prevenção, detecção precoce, tratamento terciário e controle do câncer;

Palestrante: Edson Oliveira Andrade, diretor-presidente da FCecon;

9h30 – 9h45: O papel da LACC (Liga Amazonense Contra o Câncer) na FCecon;

Palestrante: Hildeberto Corrêa Dias, presidente da LACC;

9h45 – 10h: O histórico da Rede Feminina de Combate ao Câncer – Secção Amazonas;

Palestrante: Marlene Souza, ex-presidente da rede no AM;

10h – 10h15: Lanche;

10h15 – 10h30: O serviço social da FCecon;

Palestrante: Maria Célia Cidrônio;

10h30 – 11: Os direitos dos pacientes com câncer;

Palestrante: CíceroJosé Monteiro Carvalho;

11h – 11h15: O papel das voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer – Secção Amazonas;

Palestrante: Marília Muniz Cavalcante de Oliveira, presidente da rede no AM.