Realizado pela FCecon, Pan-Amazônico tem anais publicados em revista científica do Inca

Os anais do 5º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia estão publicados na Revista Brasileira de Cancerologia 2020, do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O evento é realizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), reunindo a cada dois anos, em Manaus, pesquisadores de todo o Brasil e sendo considerado o maior evento na região Norte sobre o tema.

Os anais do 5º Pan-Amazônico 2019, que contou com a participação de 1.500 participantes e 228 palestrantes, foram publicados em edição especial da Revista Brasileira de Cancerologia (RBC), do Inca, disponível desde terça-feira (19/05) no link https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1048/625. O periódico divulga conhecimento sobre o câncer, colaborando para a troca de experiência entre profissionais e pesquisadores do Brasil e do mundo.

Na avalição da diretora de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon), Kátia Luz Torres, o evento alcançou visibilidade no meio científico, com a publicação dos anais. “Essa publicação é uma conquista que o Congresso Pan-Amazônico de Oncologia obteve. Essa quinta edição foi brindada, por conseguirmos alcançar essa visibilidade nacional e internacional, com uma edição especial da Revista Brasileira de Cancerologia. Assim, foi possível, em mais de 120 páginas, retratarmos o sucesso que foi esse evento”, afirma Torres.

Os anais do congresso reúnem toda a programação científica executada, assim como os resumos de mais de 90 trabalhos científicos apresentados no evento. A oportunidade é de mostrar o que é feito na região, destaca a enfermeira Ellen Albuquerque, que coordenou e presidiu a comissão de trabalhos científicos do Pan.

“A publicação dos anais na RBC é importante por dar mais visibilidade aos trabalhos apresentados no evento. É uma forma de divulgar principalmente os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na região Norte, já que a grande maioria dos trabalhos submetidos no evento são da nossa região”, diz Albuquerque.

Estímulo – A publicação na revista científica do Inca estimula a participação de novos pesquisadores nas próximas edições do congresso, que tem grande participação do corpo clínico da FCecon e de outras instituições de oncologia da região.

“A divulgação científica através da publicação de resumos em anais de congressos é de extrema relevância para os currículos de pesquisadores. Ter o trabalho publicado em uma revista de grande visibilidade, como a Revista Brasileira de Cancerologia, gera bastante prestígio aos autores, contribuindo, inclusive, com uma boa avaliação em processos seletivos de mestrado e doutorado, caso os mesmos optem por seguir na carreira acadêmico-científica”, disse a pesquisadora da FCecon, Sthéfanny Mendes, que parabenizou todos os alunos que expuseram seus trabalhos no 5º Congresso Pan-Amazônico.

Congresso – O 5º Pan-Amazônico de Oncologia ocorreu em setembro de 2019 e teve a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além de outras instituições e empresas.

A próxima edição do Pan-Amazônico será em novembro de 2021, e a FCecon já iniciou as tratativas para o congresso. A meta é novamente reunir estudantes e profissionais de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Biologia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Fonoaudiologia, Serviço Social e demais campos de interesse em oncologia.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Foto: Bruno Zanardo/Secom