Oficina da FCecon ensina como identificar sinais de estresse e controlar a ansiedade usando a massoterapia

Batimentos cardíacos acelerados e irritabilidade. Esses são alguns dos sintomas de estresse que serão abordados em nova oficina gratuita sobre o tema, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), nesta quinta-feira (11/07). Estresse 2

A perda do controle emocional, explosão e agressividade são sintomas iniciais de um quadro de estresse, segundo a gerente do Serviço de Psicologia da FCecon, Maria Graciete Ribeiro Carneiro. “Nós vamos ensinar como saber lidar com o estresse e como identificar que a pessoa está com esse quadro”, explica.

Durante a palestra, serão mostrados os principais sintomas e causas do estresse. Além dos batimentos cardíacos acelerados e irritabilidade, a pessoa estressada pode apresentar sudorese e até gastrite.

Identificar o quadro é importante para prevenir que se chegue à Síndrome de Burnout, que é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo de situações que são emocionalmente exigentes e estressantes.

Na síndrome, os sintomas são intensificados. “São pessoas com sudorese, que a temperatura aumenta ou abaixa muito rapidamente, pessoas que apresentam dor de cabeça e gastrite. Além disso, há tremores no corpo, apatia, isolamento, depressão e insônia”, afirma a gerente do Serviço de Psicologia da FCecon.

Técnicas – A oficina de gestão do estresse traz desta vez técnicas de como controlar a ansiedade utilizando a massoterapia. O massoterapeuta e quiroprático Mauro Garcia Vasquez vai mostrar, na prática, dicas de massagem.

Vasquez fará primeiro uma explanação do que é a massoterapia. Em seguida, trabalhando com duplas, o profissional mostrará os pontos de estresse no corpo e como identificá-los.

Oficina – A oficina será nesta quinta, às 14h30, no 3º andar da FCecon, na rua Francisco Orellana, 215, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. A ação é aberta ao público.

Os interessados devem se inscrever no Serviço de Psicologia da unidade hospitalar, pessoalmente, ou através do número 3655-4620.

 

Texto: Laís Motta/FCecon

Foto: Divulgação