No Dia Mundial do Câncer, FCecon alerta para importância de mudança de hábitos de vida

O Amazonas deve registrar, em 2024, 5.450 novos casos de câncer, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde (MS). Adotar hábitos saudáveis de vida é essencial no combate à doença, alerta a médica oncologista clínica Poliana Signorini, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Neste domingo, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer, instituído para conscientizar a população sobre a prevenção e combate à doença.

“Os cânceres geralmente são causados por exposições, estilo de vida, por mutações genéticas que acontecem nas células por causa do nosso estilo de vida. Essa data é inspiradora para gerarmos mudanças na nossa vida. Parecem ações pequenas, mas causam um grande impacto”, disse Poliana Signorini.

Mudanças

Entre as mudanças nos hábitos de vida, a médica oncologista destaca a necessidade de praticar atividade física, evitar bebidas alcoólicas e o tabaco e ter uma alimentação saudável.

Vacinar meninas e meninos dos 9 aos 14 anos contra o Papilomavírus Humano (HPV) previne o desenvolvimento dos cânceres de colo uterino, pênis, ânus e orofaringe. Há, também, a vacina contra a hepatite B, importante para evitar o câncer de fígado.

“Essa campanha vem para nos conscientizar, como população, que precisamos tomar medidas diferentes hoje para que a gente mude as estatísticas no futuro”, destaca Poliana Signorini.

Diagnóstico precoce

Dos 5.450 novos casos de câncer esperados para o Amazonas em 2024, os mais frequentes são colo uterino, próstata e mama.

A ida ao médico regularmente é uma ação importante para a população. A realização de exames permite que o câncer seja diagnosticado no início, aumentando as chances de cura e de tratamentos menos agressivos.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Fotos: Ludmila Dias/FCecon