Na FCecon, servidoras e pacientes recebem homenagem no Dia Internacional da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, pacientes, acompanhantes e servidoras da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) foram agraciadas, nesta quarta-feira (08/03), com brindes, máscaras de proteção e o laço lilás. A ação teve como objetivo homenagear as servidoras e as mulheres que fazem tratamento contra o câncer e lembrá-las sobre a importância do exame preventivo (Papanicolau), no mês de prevenção ao câncer de colo uterino – Março Lilás.

Servidores do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC/FCecon) e voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC) percorreram os serviços de Nutrição, Farmácia, Quimioterapia, Radioterapia, Endoscopia, Ambulatório, Psicologia e Serviço Social para entregar brindes a todas as mulheres. Cada pausa era um sorriso de agradecimento pela lembrança e pela homenagem feita.

Entre as que receberam a homenagem estava a funcionária do serviço de Radioterapia, enfermeira Ana Cláudia Lazameth Brasileiro, que trabalha na FCecon há 23 anos e na Radioterapia há 18 anos. Ela disse que ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher são importantes para valorizar o trabalho e a dedicação de todas nas funções que exercem dentro do hospital.

“Sinto-me realizada como profissional e mulher, especialmente, ao prestar um serviço de qualidade às pacientes que fazem tratamento contra os cânceres de colo de útero e mama. É prazeroso atender essas mulheres, pois entendemos as dificuldades pelas quais passam para chegar até o hospital, por exemplo, financeiro, social e a própria falta de informação”, salientou a enfermeira.

Segundo ela, as mulheres que chegam ao hospital são acolhidas da melhor forma possível para conseguirem finalizar o tratamento, o que é possível por meio da empatia, ou seja, quando nos colocamos no lugar do outro.

 

 

Texto e fotos: Luís Mansueto/FCecon