Laboratório de Patologia da FCecon conta com novo equipamento para melhorias no serviço

O Laboratório de Patologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), conta com um micrótomo novo para análise patológica de materiais que passam por biópsia na instituição. A aquisição faz parte de um processo de melhorias no serviço.

O micrótomo é usado para cortar fatias com espessuras extremamente finas para obtenção de amostras que serão analisadas em microscópio. As amostras precisam ser reduzidas em pedaços finos para que se tornem opticamente transparentes ao microscópio, permitindo a análise detalhada.

Desde 2022, o Governo do Amazonas vem modernizando o Laboratório de Patologia da FCecon, com a aquisição de estufas, centrais de inclusão, corador de lâminas automático, montador de lâminas automático, freezer, deionizador e destilador, dentre outros equipamentos.

“A aquisição desse novo equipamento faz parte de um processo de melhorias no Laboratório de Patologia da Fundação Cecon. Nosso objetivo é dar celeridade na análise das peças cirúrgicas, fazendo com que o paciente tenha mais rapidamente acesso ao laudo de biópsia e, portanto, tenha uma definição mais rápida a respeito do tratamento”, disse o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Diagnósticos

A aquisição de mais um micrótomo desempenha um papel crucial na melhoria e eficiência dos diagnósticos, destaca a gerente do Laboratório de Patologia da FCecon, médica patologista Emily Franco.

“Este novo equipamento possibilita o aumento da produtividade e redução do tempo de espera dos resultados de biópsia, fortalecendo a assistência prestada pela Fundação”, afirma Emily Franco.

Convênio

O aparelho foi adquirido por R$ 49,3 mil, recurso oriundo de convênio federal firmado entre o Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Cecon. O equipamento tinha recurso disponibilizado desde 2011, porém os trâmites necessários para finalizar a aquisição não haviam sido realizados.

“Nossa equipe administrativa e financeira realizou os procedimentos necessários para que a FCecon não perdesse este orçamento federal e pudesse fazer a compra e entrega efetiva para o Laboratório de Patologia, impactando positivamente nos serviços oferecidos pela Fundação”, afirma a enfermeira Nilda Maria da Silva, diretora administrativo-financeira da FCecon.

 

Texto: Laís Motta/FCecon

Fotos: Ludmila Dias/FCecon