Fundação Cecon realiza última fase de curso para brigadistas

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretária de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, nesta segunda (27/09) e terça-feira (28/09), a terceira e última fase do treinamento para a formação de novos brigadistas. O curso de brigada de incêndio, cujo alvo são funcionários e colaboradores da unidade, é executado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT/FCecon).

Após o treinamento teórico, realizado nos dias 12 e 13 de julho, os participantes aptos a participarem das atividades práticas receberam orientações sobre propagação do fogo, classes de incêndio, métodos de extinção e análises e avaliações diárias de possíveis princípios de incêndio.

A engenheira de segurança do trabalho do SESMT/FCecon, Núbia Leão, destacou a importância e a necessidade de ter um corpo de brigada formada para que, em eventuais emergências, possam atuar para conter danos.

“A brigada de incêndio desempenha um papel fundamental dentro da Fundação. É a responsável para agir em situações de emergência, ou seja, os brigadistas formados ajudam na prevenção e remediação, onde possibilitam maior segurança aos ocupantes da edificação, pois teremos servidores capacitados para agirem em momentos de sinistro”, disse Leão.

Para o servidor e participante do treinamento, Everson Ruiz, os conhecimentos adquiridos darão mais segurança a todos que se encontram nas dependências da Fundação.

“A Fundação Cecon ofereceu o curso para que os servidores possam saber sobre como combater incêndios. Mas vale ressaltar que esses conhecimentos também fazem com que todos se sintam mais seguros, pois haverá pessoas capacitadas que estarão dispostas a agirem caso haja necessidade”, afirmou Ruiz.

 

Texto e fotos: Jadson Souza/Estagiário FCecon