Fundação Cecon inicia implantação de residência em Enfermagem Oncológica

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) deu o pontapé inicial, nesta sexta-feira (17/07), para a implantação do primeiro Programa de Residência Multiprofissional em Enfermagem Oncológica da instituição, o segundo a ser disponibilizado aos profissionais de saúde no estado. A previsão é que o edital para inscrição seja lançado ainda no segundo semestre de 2020.

Nesta sexta, foi realizada a eleição da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da FCecon, para o biênio 2020/2022, além da eleição da comissão para a elaboração das provas de residência. Estão sendo montados, ainda, a portaria e o regimento interno da residência, instrumentos exigidos em lei.

Para o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, a implantação do programa de residência é um passo importante para a Fundação e representa o fortalecimento da atuação do profissional enfermeiro.

“As enfermeiras e enfermeiros estão dentro da nossa instituição como elementos transformadores. Vamos lutar por essa residência, que é um grande passo para a formação de profissionais na área de Enfermagem Oncológica, essenciais para o tratamento e cuidado dos pacientes com câncer”, afirma.

Implantação – A FCecon recebeu, em fevereiro de 2020, o parecer favorável do Ministério da Educação (MEC) para iniciar a implantação da residência em Enfermagem Oncológica, após dois anos de solicitações realizadas ao órgão superior.

Serão ofertadas duas vagas para a residência dentro do programa, que terá duração de 24 meses e carga horária de 5.760 horas, sendo 20% de aulas teóricas e 80% de aulas práticas. O corpo docente será formado principalmente pelos servidores que atuam na Fundação Cecon, fortalecendo ainda mais o Ensino e Pesquisa na unidade.

“Toda a residência tem um perfil de formação dentro do ensino. Nós estamos falando em ciência baseada em evidência, nós estamos falando de profissionais vivenciando normas e rotinas de um serviço, vivenciando a realidade de um serviço e todas essas ações com base em evidências científicas”, destaca a coordenadora da Coremu/FCecon, enfermeira oncologista Júlia Mônica Benevides.

História – Este é o segundo Programa de Residência Multiprofissional em Enfermagem Oncológica oferecido no Amazonas. O único que havia para a formação dos profissionais na área foi oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Os planos para implantar o programa de residência na Fundação vêm desde a década de 1990. Em 1998, foi trazido para a FCecon, em um convênio com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o primeiro curso de pós-graduação em Enfermagem Oncológica, que foi oferecido à época aos profissionais que atuavam na Fundação. A ação foi encabeçada pela enfermeira oncologista da FCecon, Maria José Pinheiro, e a também enfermeira oncologista Jadelma Figueiredo.

“É muito gratificante vermos isso acontecendo. A enfermagem está cada dia mais se especializando, mas isso é possível somente através do conhecimento e da formação. Progredindo, os profissionais vão tendo mais oportunidades, se encaminhando para se aprimorarem na profissão”, diz a enfermeira Maria José, ao comemorar a implantação do programa de residência.

Comissão – Nesta sexta, foram eleitos os membros da Coremu/FCecon, que ficou com a seguinte composição: coordenadora da Coremu/FCecon, Júlia Mônica Benevides, e enfermeira Glauciane Neves como suplente; a secretária da Coremu, enfermeira oncologista Ana Elis Guimarães; enfermeira oncologista Ellen Freitas para a coordenação do programa de residência, tendo como suplente a enfermeira oncologista Lorena Silveira; a representante do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, farmacêutica Tatiana Pires, sendo seu suplente o servidor Josiel de Aquino; e a representante de Enfermagem, enfermeira oncologista Shirley Monteiro, e sua suplente Maria José Pinheiro.

Texto e foto: Laís Pompeu/FCecon