FCecon e UGPE firmam cooperação técnica para conclusão do Centro de Prevenção do Câncer do Colo do Útero

A Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), assinaram, nesta quarta-feira (23/08), termo de cooperação técnica para a conclusão das obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu). O centro está com 69,69% das obras realizadas.

O termo foi assinado pelo diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, e pelo secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, nesta quarta-feira (23/08), na sede da Secretaria, com a presença dos setores jurídico e de engenharia das duas instituições.

Com a assinatura do termo, a UGPE utilizará sua expertise na área de engenharia para auxiliar a FCecon na conclusão da obra.

O termo de cooperação tem o objetivo de mútua cooperação institucional, com a finalidade de fortalecimento da colaboração e integração entre as instituições, por meio do intercâmbio de conhecimento, informações e outras ações.

Obra

O centro está com 69,69% de obras realizadas. A fase atual é de instalações elétricas. Restam acabamentos, rede de gases, serviços na fachada, acessos e estacionamento.

“Esse é um projeto histórico, no estado, porque vai combater a mais triste história que nós temos aqui, que é o câncer de colo de útero. E essa obra só vai poder ter esse avanço, essa possibilidade de podermos concluir em tempo mais hábil, com a força desse acordo de cooperação que fizemos com a Sedurb/UGPE”, disse Gerson Mourão.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, reforça que o governador Wilson Lima determinou que a UGPE dê apoio à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) nas ações de infraestrutura. Com este suporte, explica, a FCecon vai resolver um problema crônico que o Amazonas enfrenta em relação à prevenção do câncer do colo uterino. “A UGPE vai entrar com apoio técnico na elaboração dos projetos complementares e na gestão da execução da obra. As equipes vão se unir para dar celeridade a esta obra e garantir, o quanto antes, esta unidade tão importante para o estado do Amazonas. Será um momento histórico”, pontua.

Prevenção

O centro é considerado um dos maiores avanços para o enfrentamento ao câncer de colo uterino no Amazonas. Conforme estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), por ano, 610 mulheres são diagnosticadas com a doença no Estado. Este é também o tipo de câncer que mais vitima mulheres na região.

O Cepcolu está sendo construído anexo à FCecon para ser um centro exclusivo para o tratamento das lesões pré-malignas no colo do útero, que são causadas por inflamações persistentes de tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV). Será um hospital-dia para a realização de conizações, pequena cirurgia que retira essas lesões antes de se transformarem em câncer.

“O Cepcolu será um divisor de águas no enfrentamento ao câncer que mais acomete as mulheres do nosso Estado há décadas, afinal estaremos interrompendo a evolução de uma lesão precursora para o câncer através da cirurgia chamada conização do colo do útero”, disse a médica ginecologista e gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira.

Atualmente, mais de 90% das conizações são realizadas no prédio da FCecon, ocupando vagas no Ambulatório e Centro Cirúrgico.

O Cepcolu terá quatro salas cirúrgicas e quatro consultórios para as conizações e um anfiteatro para cursos e treinamentos.

 

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Fotos: Tiago Correa/UGPE