A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), a partir desta terça-feira (24/03), vai suspender por 15 dias FCecontodos os procedimentos ambulatoriais, entre eles consultas com especialistas, fisioterapia, odontologia, psicologia e serviço social; e serviço de troca de curativos e sondas. Atendimentos emergenciais continuam mantidos pela FCecon. As novas medidas foram tomadas para prevenir a propagação do novo coronavírus (Covid-19) em pacientes oncológicos, visto que muitos fazem parte do grupo de risco da doença.

As mudanças têm previsão de duração de 15 dias e podem ser prorrogadas ou não, dependendo da situação epidemiológica no estado. Os pacientes com consultas, exames, cirurgias eletivas (agendadas) e procedimentos já marcados serão reagendados e informados via telefone da nova data.

Também serão suspensos os exames de imagem ambulatoriais. O setor de imagem atenderá somente os pacientes em urgência e aqueles internados nas enfermarias da FCecon. Os exames endoscópicos que não são de emergência também estão suspensos. No caso dos exames de sangue, serão realizados para os pacientes em quimioterapia, da Urgência e os internados na Fundação.

Oncologia Clínica – Estão mantidas as consultas na Oncologia Clínica, ou seja, para os pacientes que precisam iniciar a quimioterapia ou que já estão realizando o tratamento quimioterápico. Há a restrição de um acompanhante sadio por paciente nas consultas.

Os tratamentos quimioterápicos e a hormonioterapia também estão mantidos conforme a programação. Pacientes em acompanhamento poderão ter suas consultas adiadas, e as consultas de enfermagem foram suspensas até novas informações epidemiológicas.

Quimioterapia – No serviço de quimioterapia, os atendimentos seguem normais, porém os acompanhantes não poderão entrar no salão onde são realizados os procedimentos. Os familiares terão que aguardar o término das sessões na recepção. A exceção é para acompanhantes de pacientes portadores de necessidades especiais, acamados e/ou em cadeira de rodas.

Radioterapia – No caso da Radioterapia, as sessões também seguem em atendimento normal, com a restrição de apenas um acompanhante por paciente no setor. Já o atendimento de primeira vez de pacientes da radioterapia foi suspenso temporariamente.

Urgência – O serviço de atendimento de Urgência da FCecon continuará funcionando 24h por dia. As visitas no setor estão suspensas, e exceções serão avaliadas pela equipe multidisciplinar da saúde. Os horários de troca de acompanhantes serão das 7h as 8h e das 19h as 20h.

Cirurgias – As cirurgias eletivas (agendadas) serão suspensas pelos próximos 15 dias. Estão mantidas as cirurgias de urgência e emergência e aquelas para pacientes com câncer de alto risco de progressão.

Terapia da dor – No serviço de terapia da dor e cuidados paliativos (STDCP), os materiais para curativo serão entregues somente para os acompanhantes jovens, sendo dispensável a presença do paciente. Também neste serviço, as visitas domiciliares presenciais estão suspensas, salvo em casos de pacientes com queixas clínicas. Os idosos receberão consultas (orientações) on-line, por videochamada.

Fica suspensa temporariamente a consulta presencial do paciente no serviço ambulatorial da dor, sendo todas as medicações e orientações para um familiar, salvo os pacientes em primeira consulta.

Visitas – Estão suspensas todas as visitas nas enfermarias da FCecon. Serão permitidas duas trocas de acompanhantes, sendo a primeira das 7h às 8h, e a segunda das 19h às 20h. Também estão suspensas as visitas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da FCecon. O boletim médico será emitido sempre às 16h.

A Fundação Cecon reforça que as medidas são temporárias e necessárias para frear o avanço do novo coronavírus. Em caso de dúvidas, o paciente pode entrar em contato pelo número 3655-4600, que encaminhará ao setor desejado.