Estudo na FCecon mostra o papel da espiritualidade no tratamento do câncer

Ansiedade e depressão são sintomas psicológicos comuns em pessoas que enfrentam doenças graves, como o câncer. Um estudo realizado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), analisa o papel da espiritualidade na melhoria dos sintomas psicológicos e da qualidade de vida de pacientes oncológicos.

O estudo “Qualidade de Vida em Mulheres Amazônicas durante o tratamento do câncer do colo de útero: o papel moderador da espiritualidade” teve artigo publicado, em janeiro de 2023, na edição especial Psychosocial Impact of Chronic Disease on Patients, Families and Caregivers (Impacto psicossocial da doença crônica em pacientes, familiares e cuidadores) da revista International Journal of Environmental Research and Public Health (Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública). Esta revista internacional tem relevância científica em saúde pública.

Espiritualidade

A pesquisa, liderada pela professora Rosana Moysés, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tem como foco as pacientes com câncer de colo de útero em tratamento na FCecon. Somente, em 2023, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 610 novos casos da doença no Amazonas.

“Em nosso estudo, entendemos que a espiritualidade é a forma como as pessoas procuram um significado para vida, centrada em três domínios: conexão, o sentido da vida e a transcendência, e não se restringe a ter uma religião”, disse Rosana Moysés.

Dados

Na Fundação, a coleta de informações teve apoio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), além dos profissionais de saúde dos setores de quimioterapia e radioterapia. Foram realizadas 119 entrevistas com as pacientes da instituição diagnosticadas com câncer de colo uterino.

O estudo conseguiu demonstrar, segundo Rosana Moysés, que as mulheres em tratamento que possuíam maior espiritualidade tinham menos sintomas de ansiedade e depressão, e percebiam o adoecimento por câncer menos ameaçador. Estas pacientes que possuíam maior espiritualidade também apresentavam melhor qualidade de vida.

“Durante o adoecimento crônico, como o câncer, estudos demonstram que a espiritualidade é uma estratégia de enfrentamento da doença e de todos os desafios do tratamento. Em nosso estudo, a espiritualidade desempenhou um papel importante como uma estratégia relevante para enfrentar o câncer do colo de útero nas mulheres amazônidas”, explica a professora.

Linhas de pesquisa

Para a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP) da FCecon, Kátia Luz Torres, os resultados são relevantes para que as equipes de saúde considerem a espiritualidade, durante o tratamento de mulheres amazônidas, como uma estratégia de sensibilização e enfrentamento da doença.

“Pesquisas como esta vêm fortalecer a necessidade de olharmos o paciente em toda sua dimensão e valorizarmos as práticas integrativas, assim como a espiritualidade no suporte ao tratamento oncológico. A FCecon tem buscado fortalecer esta linha de pesquisa e tem contato com a parceria de pesquisadores, como a doutora Rosana para tal”, afirma Torres.

Texto: Laís Pompeu/FCecon

Foto: Arquivo/FCecon