Departamento de Prevenção da FCecon faz alerta sobre câncer na Arena da Amazônia

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) vai alertar a população, neste sábado (6/7), sobre os fatores de risco de câncer e as principais medidas de prevenção. A unidade hospitalar vai participar do Dia de Cooperar, ação realizada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas – Sistema OCB/AM, na Arena da Amazônia. Ação de prevenção

O Dia de Cooperar 2019 reúne várias ações voluntárias para a comunidade, com serviços gratuitos como atendimento médico, corte de cabelo, Carreta da Mulher, emissão de documentos, oficinas, palestras e a participação do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon, com orientações sobre diversos tipos de câncer.

“Vamos fazer sensibilização corpo a corpo, como sempre fazemos nas ações, levar material, cartazes, folders e exposição sobre vários tipos de câncer, como o de colo de útero e mama, os de maior incidência entre as mulheres no Amazonas”, explica a coordenadora Estadual da Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz.

Fatores de risco – Um dos focos da ação do DPCC é a abordagem aos fatores externos de risco de câncer, como sol e alimentação. No Dia de Cooperar, a FCecon vai dar dicas e lembrar da importância do uso do protetor solar na prevenção ao câncer de pele e da ingestão de alimentos saudáveis.

Além do reforço quanto aos fatores externos de risco, o Departamento também vai abordar outras medidas de prevenção, como a importância de realizar exames: para as mulheres, o autoexame para a detecção do câncer de mama e o Papanicolau – exame preventivo do diagnóstico das lesões pré-cancerosas de colo uterino; e para os homens, o exame Antígeno Prostático Específico (PSA) e o de toque retal, que previnem o câncer de próstata.

Programe-se – São esperadas no Dia de Cooperar cerca de 10 mil pessoas. O evento é gratuito e será na Arena da Amazônia, na Avenida Constantino Nery, zona centro-oeste de Manaus, das 8h às 17h deste sábado (6/7).

 

Texto: Laís Motta/FCecon

Foto: Divulgação