Corpo de Bombeiros e FCecon renovam convênio para reforço ao atendimento oncológico

O convênio que garante a permanência dos profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para reforço ao atendimento de pacientes com câncer na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) foi renovado nesta sexta-feira (06/01), durante solenidade na instituição, que é referência para o tratamento oncológico na região.

Seis profissionais do Corpo de Bombeiros continuam cedidos à fundação, e mais um deve ser encaminhado após a renovação do termo. Eles atuarão nas áreas de ortopedia oncológica, patologia, oncologia clínica, medicina clínica, farmácia oncológica e enfermagem.

O convênio havia sido celebrado em janeiro de 2022 e foi renovado por mais um ano. O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, reforçou a importância da presença dos profissionais para um atendimento de maior qualidade na fundação.

“Esses profissionais são raros não só no Amazonas, mas no país, são patologistas, oncologistas que lidam com a parte de câncer ósseo, e pessoas que lidam com farmácia, tem que ter [na Fundação] um farmacêutico oncológico, e eles [CBMAM] nos cederam um profissional. Então, se você for olhar, eles vêm justamente para atender uma demanda histórica e que vai, com certeza, impulsionar a nossa Fundação”, disse Mourão.

O comandante do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, destacou a importância do apoio de profissionais da corporação para a FCecon, cumprindo determinação do governador Wilson Lima em garantir o atendimento de excelência na unidade. Ele considera a parceria um ganho substancial para a sociedade amazonense.

“O governador organizou a Policlínica Governador Gilberto Mestrinho e colocou à disposição do Corpo de Bombeiros especialistas na área da saúde e, além da Policlínica, nós atendemos aqui na FCecon. Agora estamos trazendo mais um profissional, uma farmacêutica oncológica, entendendo que nós trabalhamos em proveito da sociedade, para servir as pessoas”, afirmou.

O primeiro aditivo ao termo de cooperação técnico-operacional foi assinado pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, coronel Orleilso Muniz, e pelo diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, no auditório João Batista Baldino, 3º andar da Fundação.

A renovação do convênio por mais um ano assegura que os profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros auxiliem a FCecon no tratamento oncológico oferecido à população, dando maior celeridade ao atendimento.

Bombeiros militares na FCecon

Ten QCOBM Antônio Eduardo Martinez Palhares (Médico Patologista, Citologista);

Ten QCOBM Ubiratã Gomes Loureiro de Oliveira (Médico Ortopedista Oncológico);

Ten QCOBM Bernardes Leite de Oliveira (Médico Oncologista Clínico);

Ten QCOBM Isaac Átila (Médico Clínico / Anestesiologista / Hormonioterapia no tratamento contra o cancêr)

Sgt QCPBM Eliana Taveira Pereira (Técnico em enfermagem)

Sgt QCPBM Maria do Socorro Costa Mota (Técnico em enfermagem)

 

Texto: Secom

Fotos: Alex Pazuello/Secom