Cantata de Natal é apresentada aos pacientes e servidores da FCecon

 

Pacientes, acompanhantes e servidores da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), foram surpreendidos nesta terça-feira, 18, com a apresentação da cantata de Natal da Igreja Central Adventista do 7º Dia do Lírio do Vale, que foi realizada no ambulatório da unidade hospitalar. A FCecon é referência na região Norte no tratamento de neoplasias.

Canta de Natal

 

A apresentação da cantata foi organizada pelo Serviço de Psicologia da FCecon, como parte das comemorações de Natal, em que se celebra o nascimento de Cristo – no dia 25 de dezembro. “Fizemos o convite ao nosso técnico de enfermagem, Melquizede de Souza Meza – regente da cantata – que aceitou o convite. Trata-se de um momento em que proporcionamos um pouco de alegria aos pacientes que fazem tratamento no hospital”, pontuou a chefe do Serviço, Maria Graciete Ribeiro.

Paciente AlanubiaPaciente da FCecon há um ano e três meses, Alanubia da Silva Lopes, disse que adorou a apresentação da cantata. Ela disse que faz tratamento contra o câncer de colo uterino e, às vezes, sente-se abatida e desanimada. “Quando alguém chega à FCecon e encontra uma apresentação dessa e ouve a mensagem, sente-se feliz e tem a fé renovada. Amei!”, comemorou.

Projetos sociais – De acordo com a diretora-presidente da FCecon, a engenheira biomédica Ana Paula Lemes, o hospital dispõe de vários projetos sociais, que têm como objetivo incentivar o paciente a continuar o tratamento, além de dar o apoio psicológico e espiritual para que tenha condições emocionais e físicas de obter a cura. “Por isso, apresentações como a cantata de Natal fazem a diferença para o paciente e acompanhante, pois proporcionam alegria em um momento difícil, que é o tratamento”, ressaltou.

Mensagem de esperança – Conforme Melquizede Meza, foi a primeira vez que a Igreja Central do Lírio do Vale fez uma apresentação em um hospital. “A emoção foi grande porque, como funcionário da área de saúde, lido com o dia a dia de pessoas que estão lutando pela cura, e com muita esperança”, pontuou.

Segundo o pastor auxiliar da igreja Adventista do 7º Dia, Fábio Henrique Campelo, a cantata realizada no hospital é fruto de uma ação iniciada este ano, em que se ampliou as atividades executadas pela congregação.

“A equipe é formada pelos membros de todas as igrejas Adventistas. Há cinco anos a cantata é realizada somente nas dependências da igreja. Por isso, realizados a cantata aqui, porque acreditamos que dessa forma poderemos contribuir com o fortalecimento da fé delas”, pontuou.