Programação do Outubro Rosa terá rapel e pedalada

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), inseriu na programação da Campanha Outubro Rosa a realização de um Rapel, que acontece no próximo dia 20, às 16h30, com a colaboração do grupo Arte do Mato. Na ocasião, cerca de 40 pessoas estarão descendo pela Ponte Leonardo Malcher, localizada entre a rua Major Gabriel e a avenida Joaquim Nabuco, enquanto a equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc) da instituição distribui pelas proximidades material informativo aos pedestres.

A Campanha Outubro Rosa iniciou dia 1º de Outubro em várias partes do mundo e no Amazonas trouxe como tema “O tempo corre contra o câncer de colo de útero e da mama”. A intenção, conforme explica o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, é buscar conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos dois tipos da doença que mais atingem as mulheres no Estado. O movimento, promovido pelo Governo do Estado, tendo como uma das principais articuladoras a presidente do Fundo de Promoção Social e Desenvolvimento Humano (FDH), primeira-dama Nejmi Aziz, também conta com o apoio da Prefeitura de Manaus.

Na ocasião do dia 20, a FCecon solicitará o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), para garantir a segurança dos participantes da atividade. De acordo com o coordenador do grupo Arte do Mato, o biólogo Ismael Alexandre Soares Ribeiro, uma taxa anual é paga ao CBM para a checagem e aferição dos aparelhos. A partir daí, o grupo é autorizado a utilizar alguns espaços públicos para a prática da atividade esportiva.

Boi Manaus

Além do grupo, artistas do Boi Manaus, evento que comemora o aniversário da capital, também aderiram à causa. Os levantadores de toada Tony Medeiros e Tuãn Tribal irão colorir seus tururis – espécie de abadá utilizado no evento – com a cor rosa, simbolizando a luta contra o câncer. Os trios elétricos também receberão adereços com a cor, de modo a atingir o maior público possível com as ações da campanha. Com os tururis, a FCecon disponibilizará kits com material informativo e um laço rosa, marca da campanha em todo o mundo. Tony Medeiros informa que a chefe do Dpcc, enfermeira Marília Muniz, doará parte da renda arrecadada com a venda dos tururis para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma das Organizações não Governamentais engajadas na campanha. Além dela, a campanha recebe o apoio de entidades como a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Grupo de Apoio à Criança Com Câncer (Gacc), Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), Centro de Apoio Amigas da Mama (Ciam), entre outras.

Compaj

Como parte da programação do Outubro Rosa, uma equipe do Dpcc esteve, na última quarta-feira (9/10), na ala feminina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde apresentou palestra sobre fatores de risco do câncer a cerca de 40 detentas e deixou como mensagem a importância do diagnóstico precoce.


Segundo a palestrante, enfermeira Marília Muniz, o estilo de vida e o contato com agentes cancerígenos, como o cigarro, podem causar vários tipos de câncer. Ela lembrou que a prática regular de exercícios físicos, e a manutenção de hábitos alimentares saudáveis, com alimentos ricos em fibras e com pouca gordura animal, podem ajudar a prevenir a doença, assim como a visita ao ginecologista, no caso das mulheres, para a realização do exame preventivo (Papanicolau), o qual pode detectar a presença do vírus HPV e evitar que o mesmo evolua para um câncer de colo uterino.


Marília também destacou a importância do auto-exame das mamas, que associado ao exame clínico – feito por um especialista – e à mamografia, no caso de mulheres com mais de 40 anos, asseguram que o câncer de mama seja detectado ainda na fase inicial, aumentando as chances de cura durante o tratamento.

“Em 2011, detectei um nódulo no meu seio a partir do auto-exame. Fui ao ginecologista, fiz acompanhamento e, em seguida, a cirurgia para a retirada. Este tipo de palestra mostra que precisamos nos cuidar e que é importante entendermos o que acontece conosco para evitar males como o câncer”, frisou a detenta Gabriela dos Santos Souza, 22.

Já a detenta Tânia Maria Muniz Cutrim, 46, disse que costuma fazer os exames de rotina anualmente, a exemplo do preventivo. “Acho esse tipo de palestra muito interessante, até porque, como presas, não temos tanto acesso à informação e a vinda da FCecon ao presídio nos dá a oportunidade de aprender mais sobre os fatores de risco do câncer. A gente acaba aprendendo muito”, explicou.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, o encerramento do Outubro Rosa, em Manaus, será realizado com uma ‘pedalada’, no dia 30 (quarta-feira), com o grupo Pedala Manaus. O ponto de encontro será na Ponta Negra, Zona Oeste. Lá, profissionais da FCecon realizarão um corpo-a-corpo com a população e os participantes seguirão até o Parque dos Bilhares, na avenida Constantino Nery, de bicicleta. Todos estão convidados a participar.

Publicado em: 09/10/2013.