Programa de Fissuras Labiopalatais está em pleno funcionamento na FCecon


Com relação à decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Tjam), determinando prazo de cinco dias para o restabelecimento do Programa de Fissuras Labiopalatais, oferecido na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), a direção da instituição informa que o serviço está em pleno funcionamento e que, entre os dias 12 de abril a 7 de junho, foram realizadas 51 cirurgias corretivas em crianças com idade entre 0 e 17 anos, uma média de sete cirurgias por semana. Na tarde desta segunda-feira (10/06), inclusive, outras três cirurgias estão programadas para serem realizadas.

As cirurgias fazem parte do cronograma 2013 do Programa de Fissuras Labiopalatais, hoje denominado Centrinho, implantado há cerca de 20 anos na instituição, a partir da assinatura de convênio entre a Organização Não Governamental (ONG) denominada Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

O objetivo é atender, principalmente, crianças que necessitam passar por cirurgias reparadoras. Criado em 1993, o espaço funciona na estrutura física da FCecon, hospital de referência no tratamento do câncer na Amazônia Ocidental – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. Lá foram realizadas mais de 450 cirurgias corretivas em crianças e adultos com idade entre 3 meses e 65 anos, o que fez com que o serviço se tornasse referência na região Norte.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, os atendimentos são feitos por cirurgiões da área de cabeça e pescoço, com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo e assistente social, além de enfermeiros, dentista, fonoaudiólogo e anestesiologista.

Conforme contrato celebrado entre ONG e Susam, os atendimentos no Centrinho ocorrem a partir das 13h e as cirurgias deveriam ser agendadas sempre a partir das 18h, durante a semana, e a partir das 7h, aos sábados. A definição dos horários das cirurgias levou em consideração a demanda de procedimentos oncológicos realizados no Centro Cirúrgico da instituição, de modo a não comprometer o tratamento dos pacientes com câncer nesta unidade de referência. No entanto, nas últimas semanas, a equipe do Centrinho tem utilizado as salas de cirurgia nos horários vagos durante a tarde, decisão de caráter temporário tomada pela direção do hospital para otimizar o serviço.

Publicado em: 10/06/2013.