Pesquisas desenvolvidas na FCecon ganham destaque em congresso de urologia


A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), terá três pesquisas, atualmente em desenvolvimento na instituição, apresentadas durante o XI Congresso Norte-Nordeste de Urologia, que acontece na Bahia, entre os dias 17 e 20 de abril.

A instituição será representada pelo médico urologista Giuseppe Figliuolo, orientador das pesquisas que estão sendo desenvolvidas por acadêmicos de medicina das Universidades do Estado do Amazonas (UEA) e Federal do Amazonas (Ufam), a partir do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic – FCecon), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e coordenado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon.

De acordo com Giuseppe Figliuolo, que possui especialização em uro-oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e mestrado em doenças infecto-contagiosas com trabalho desenvolvido na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, as pesquisas abordam temas relacionados aos cânceres de próstata e pênis. Cada pesquisa analisa cerca de 30 pacientes em tratamento na FCecon, instituição considerada referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.

Os trabalhos a serem apresentados no evento tem os seguintes títulos: ‘O uso de ácido hialurônico intravesical no tratamento de cistite induzida por radiação’, ‘Uso de acitretina no pré-operatório do câncer de pênis para redução de massa tumoral’ e ‘Fatores de risco, determinantes sociais de saúde e características das lesões em pacientes portadores de carcinoma de células escamosas do pênis’.

As pesquisas foram iniciadas em 2012, durante a segunda edição do Paic – FCecon, e tiveram continuidade nos anos seguintes. A expectativa, segundo o especialista, é que elas sejam concluídas ainda em 2014. Após o término, serão gerados artigos científicos com os resultados. O principal objetivo dos trabalhos científicos é provocar melhorias na assistência ao paciente com câncer e servir de incentivo para o ingresso de acadêmicos no meio científico.

“Nos sentimos lisonjeados em apresentarmos nossas pesquisas em um evento deste porte. A ideia é que possamos trocar experiências com profissionais de outras regiões, que também atuam em centros de referência, para a elaboração de novos protocolos de tratamento que, futuramente, poderão ser utilizados nos nossos pacientes, aqui na Região Norte”, destacou Figliuolo, que também ministrará duas palestras dentro da sua especialidade no congresso. De acordo com ele, o evento reunirá representantes de todas as regiões do País e também convidados internacionais.

Publicado em: 15/04/2014